22 abril 2021

Vereadora Ana Paula se posiciona sobre segunda interrupção na aplicação do imunizante Coronavac em Natal

 


A vereadora se mostrou preocupada ao se posicionar sobre o transtorno na distribuição das doses na sessão da última terça-feira (20). A Secretaria de Saúde do Estado (SESAP/RN) informou, por meio de nota, que o problema da interrupção da vacinação com o imunizante Coronavac só ocorreu em Natal. 

 

“A Secretaria de Saúde Municipal de Natal fez a distribuição incorreta da vacina Coronavac. A pasta usou as doses destinadas para a aplicação da segunda dose para vacinar pessoas com a primeira dose. Esse erro no manejo das vacinas deixou os natalenses que precisavam receber a segunda dose da Coronavac desassistidos.”  

  

“Não é um problema de abastecimento de doses em Natal. O município não deixou de receber as doses necessárias. O transtorno se deu pela distribuição incorreta dos insumos. A gestão ignorou a recomendação feita pelo Ministério da Saúde que garantia a organização do esquema de vacinação e com isso causou transtornos aos cidadãos."  

  

Para tentar contornar o transtorno gerado pela SMS de Natal, a SESAP discutirá com a Câmara Técnica de Vacinação a possibilidade de disponibilizar parte da reserva técnica do imunizante para os natalenses que não conseguiram completar o esquema vacinal por erro do município.  

  

“Fico na expectativa de que essas doses possam ser distribuídas e os grupos prioritários consigam finalizar o ciclo de vacinação. E me manterei vigilante sobre esse assunto. Não podemos permitir que aconteça uma terceira paralisação na vacinação dos natalenses por falta de organização da prefeitura.”  

 

Fácil Comunicação
Assessora: (84) 98755-8996