20 maio 2021

COSERN E NATAL SHOPPING INAUGURAM PRIMEIROS ELETROPOSTOS DO CORREDOR VERDE DA NEOENERGIA NO RIO GRANDE DO NORTE



 Pontos de abastecimento de veículos elétricos integram a primeira eletrovia do Norte/Nordeste, que terá 1.200 km de extensão, ligando Natal à Salvador;


Abastecimento com energia elétrica será gratuito nesses primeiros dias como forma de divulgar o espaço;


A Cosern, distribuidora da Neoenergia, e o Natal Shopping inauguram nesta quinta-feira (20) os dois pontos primeiros pontos de recarga de veículos elétricos no Rio Grande do Norte.


Instalados no estacionamento do centro de compras, os equipamentos integram o Corredor Verde, primeira eletrovia do Norte/Nordeste do Brasil, desenvolvido pela Neoenergia, que terá 1.200 quilômetros de extensão e vai ligar Natal à Salvador.


O projeto sustentável estimula a descarbonização da economia, com o uso de automóveis que utilizam fontes renováveis de energia.


Os dois pontos de recarga instalados no Natal Shopping são do tipo Wallbox e possuem carga média, com capacidade para um veículo por vez, com conector AC Tipo 2 (mais comum entre as opções disponíveis no mercado).

Neste primeiro momento, as estações de abastecimento de veículos elétricos do Natal Shopping funcionarão de forma gratuita. A intenção é aproveitar este início para divulgar o espaço e apresentar esta nova possibilidade de recarga para os proprietários de carros elétricos.


“O Corredor Verde da Neoenergia é uma iniciativa inovadora de estímulo à sustentabilidade. O projeto oferece à sociedade uma alternativa possível para contribuir com o combate às mudanças climáticas. Incentivar a mobilidade elétrica significa reduzir a emissão de gases de efeito estufa por meio da descarbonização da frota de veículos”, declara o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Brito.

  

“A proposta do Natal Shopping é ser um ambiente sustentável: toda a energia do empreendimento é proveniente de fontes renováveis não poluentes, possuímos sistemas de compostagem em parceria com o Colégio Agrícola de Jundiaí, da UFRN. Temos um Ecoponto no primeiro piso para os clientes realizarem o descarte correto de garrafas plásticas, latas de alumínio, papelão, baterias e pilhas, e agora, em mais uma etapa nesse planejamento ecologicamente correto, contamos com duas vagas para carros elétricos no estacionamento”, explica Daniel Lemos, gerente de operações do Natal Shopping.


Números do Corredor Verdade da Neoenergia

No total, o Corredor Verde contará com 18 pontos de recarga. Doze estarão ao longo das vias que conectam seis estados no formato SuperChargers, o que permite uma carga rápida, cerca de 30 minutos. Os outros eletropostos serão instalados em shoppings. Além do Natal Shopping, serão contemplados centros de compras em Recife e Salvador, áreas de concessões das distribuidoras da Neoenergia, Celpe e Coelba, respectivamente.

Os pontos em shoppings têm como finalidade atender quem trafega normalmente nas áreas urbanas das três capitais, como também as pessoas que estão em viagem e querem aproveitar para abastecer o veículo enquanto realizam alguma compra ou refeição.


Outros pontos do Corredor Verde estão próximos de serem inaugurados nos seis estados. Na Bahia, estão prontas as duas unidades do Senai Cimatec, as unidades da Praia do Forte e a da Linha Verde, na BA093 (Massarandopió). Em Feira de Santana, o local ainda está sendo definido para futura instalação. Em Sergipe, já está pronto para ser utilizado o ponto do município de Estância.


Os locais de abastecimento em Alagoas (Porto Real de Colégio e Rio Largo), Pernambuco (Escada e Jaboatão dos Guararapes), Paraíba (João Pessoa) e no Rio Grande do Norte (Parnamirim), devem ser finalizados nas próximas semanas e serão entregues gradualmente até o final do primeiro semestre de 2021.


Após concluído, o Corredor Verde terá 1.200 quilômetros de extensão, cortará seis dos nove estados do Nordeste, passando por 70 municípios e contribuindo para que milhares de pessoas possam aderir à mobilidade elétrica de forma mais sustentável.

Além do benefício ambiental, o carro movido a eletricidade possui outras vantagens, a exemplo da eficiência.


O veículo elétrico roda 100 quilômetros por um valor menor quando comparado a outros combustíveis. Evita a poluição sonora, pois não emite sons, e pode ser mais prático, já que o motor elétrico possui menos peças e ocupa um espaço menor no carro. Todos esses fatores combinados contribuem no estímulo à consciência ecológica e no investimento em iniciativas ‘verdes’.


O Corredor Verde é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, que integra planos da companhia em investir no estímulo de utilização de veículos elétricos e no processo de descarbonização da economia. O projeto também está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.


Dentre os ODS, a companhia tem especial foco no número 7, voltado a levar energia acessível e limpa para todos e o ODS 13, que busca tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.