11 maio 2021

Plataforma digital sobre vacinação Covid-19 registra mais de 50 mil acessos em primeiro mês



 A tecnologia tem sido uma aliada importante do cidadão que está em busca da vacinação contra a Covid-19 em Natal. Os números da plataforma Vacina Natal, desenvolvida pela Prefeitura e disponibilizada para a população com o objetivo de reduzir o tempo de espera nos pontos de imunização mostram a adesão em peso ao sistema. Nesse primeiro mês de operação, foram registrados 50.914 acessos e 155 mil sessões abertas. Em média, são 2000 acessos diários. A ferramenta pode ser acessada pelo link https://vacina.natal.rn.gov.br.

O hotsite apresenta todas as informações necessárias ao serviço de vacinação, das 7h30 até o final dos atendimentos, às 16h. É atualizado de hora em hora, diz qual é o público-alvo, os endereços dos pontos de vacinação (com mapa para acesso), horários, e se é a primeira ou a segunda dose, neste último especificando qual o tipo da vacina (CoronaVac ou Oxford/AstraZeneca).

Na plataforma, consta também o número de doses já aplicadas no município e o número de alimentos já arrecadados por meio da campanha Vacina Solidária, liderada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e que tem assistido muitas famílias em situação vulnerabilidade social e econômica. Até o momento, o vacinômetro registra 237.928 doses aplicadas e mais de sete toneladas de alimentos arrecadados.

A ferramenta digital também oferece informação sobre os locais que estão ofertando a Vacinação contra a Influenza (H1N1), uma campanha que acontece anualmente para proteger os grupos a que se destina. “A ideia com a ferramenta Vacina Natal é minimizar o tempo de espera das pessoas nos pontos de vacinação e evitar grandes aglomerações. Nosso objetivo é continuar aperfeiçoando a plataforma para oferecer ainda mais funcionalidade, comodidade, inovação e segurança aos usuários”, destaca o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Pontos de arrecadação e Horário da vacinação: 8h às 16h

Os postos de recebimento (drives) estão instalados no Shopping Via Direta, unidade da Universidade Potiguar (UnP) da avenida Roberto Freire, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arena das Dunas, Sesi da avenida Capitão-mor Gouveia, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias. Já os de pedestres, no Shopping Via Direta, Nélio Dias, sede da OAB/RN, Sesi e UNP Roberto Freire. A coleta dos alimentos ocorre enquanto durar a vacinação da população de Natal.