12 maio 2021

Prefeitura realiza mais de 11 mil reparos de iluminação em Natal

 



Entre 1º de janeiro e 30 de abril deste ano, a Prefeitura do Natal executou 11.383 reparos de iluminação pública. As estatísticas foram registradas pelo Departamento de Iluminação Pública (DIP) através do serviço de Disque-Iluminação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Com 4.540 atendimentos finalizados, a Zona Norte foi a região com maior número de demandas atendidas. Já na Zona Sul, foram identificados 3.102 serviços. Em terceiro lugar, está a Zona Oeste com 2.187 chamadas e, na sequência, a região Leste, com 1.554 atendimentos.

Os mais de 11 mil atendimentos são referentes a reparos na iluminação, como reposição de lâmpadas, luminárias e problemas nos braços de postes. Para atender a essas demandas, equipes são distribuídas diariamente em toda a cidade durante os três turnos do dia. As equipes são enviadas aos locais de acordo com as demandas apresentadas pela população.

“Os investimentos em iluminação pública geram segurança e valorizam as comunidades. O cidadão precisa ser bem atendido e determinei que a Semsur analise e execute os serviços de todas as demandas que chegam até ela, adotando um planejamento que permita atender todas as regiões da cidade”, conta o prefeito Álvaro Dias.

Call Center

Para atender às demandas da população com mais eficiência, a Prefeitura do Natal conta com um serviço de Call Center exclusivo para iluminação pública. Para solicitar reparos de postes com lâmpadas apagadas, basta o cidadão ligar para o número 0800 281 8980 e informar o problema. Durante a ligação, que é gratuita e pode ser feita de qualquer aparelho, o contribuinte deverá ainda informar o número do poste, além de um ponto de referência. Essas informações facilitam as equipes de manutenção a executar os reparos de forma mais ágil. O Disque-Iluminação fica ativo de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 18h.

Além do contato telefônico, o cidadão também tem disponível o site da Prefeitura para solicitar a manutenção da iluminação. Neste caso, basta acessar o endereço http://www.natal.rn.gov.br/ e clicar no link Iluminação Pública na aba Cidadão.

Modernização

A Prefeitura também está trabalhando na expansão e modernização da iluminação de Natal, realizando melhorias nas orlas Leste e Sul e em grandes avenidas, além do Centro Histórico de Natal. Depois de concluídas estas etapas, o trabalho de modernização da iluminação avançará pelos demais bairros.

O reaproveitamento de material e o uso dele em áreas com necessidade imediata é um dos trabalhos que serão executados pela Semsur enquanto o

serviço de modernização não chega aos bairros. Mais recentemente, a partir do material utilizado na modernização da orla, a Secretaria fez a implantação e melhoria da iluminação da Av. do Contorno (Cidade Alta), da Rua Professor Francisco Luciano de Oliveira (Candelária), da Rua Dom Almeida Lustosa e do entorno do condomínio Mar Del Plata, ambos no Planalto.

"O parque de iluminação de nossa cidade é bastante antigo e apresenta necessidade de melhoria urgente. O prefeito Álvaro Dias sabe disso e classificou a modernização da iluminação como uma das prioridades da gestão. Estamos chegando na reta final da melhoria na qualidade da iluminação da orla e em breve estaremos nas grandes avenidas de toda a cidade e, em seguida, nos bairros", antecipa o titular da Semsur, secretário Irapoã Nóbrega.