27 maio 2021

Projeto Flor de Mandacaru capacita equipes no combate à violência contra mulher

 
A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), promoveu nesta quinta-feira (27) a capacitação das equipes que vão atuar no Projeto Piloto Flor de Mandacaru. 
O Projeto tem como objetivo realizar um trabalho de prevenção da violência doméstica e familiar com a mulher nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vículos (SCFV) com foco em crianças e adolescentes. 

Na ocasião, participaram do treinamento coordenadores, psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Vale do Sol, Bela Parnamirim e Passagem de Areia.

A Secretária da SEMAS e primeira dama, Alda Lêda Taveira, esclareceu a importância do projeto. "É uma iniciativa muito relevante, estamos treinando nossos servidores para alcançar e conscientizar principalmente crianças e adolescentes que veêm essa realidade de violência dentro de casa. Nesta fase, o público infanto-juvenil está formando seu caráter, portanto é melhor momento de ensinar econscientizar sobre este tema", esclareceu. 

O evento contou com entrega de certificado para todos que participaram das capacitações e palestras com a coordenadora de Apoio à Mulher da Prefeitura, Amanda Melo; a graduada em Assistência Social,  Tarcília Pessoa; e a Assistente Social, Alexsandra Pereira, que abordaram, entre outros assuntos, o contexto da violência doméstica e ferramentas tecnlógicas na intervenção com crianças de 6 a 10 anos e adolescentes de 12 a 17 anos.

Além disso, a professora do Projeto Se Cuida Parnamirim, Eleen Martins, ministrou sobre a importância de manter o autocuidado para estabelecer relações saudáveis, melhorar  autoestima, entre outros benefícios e finalizou sua participação com exercícios físicos de alongamento.

Também houve sorteio de brindes, e apoio de empresas privadas que realizaram degustação de bebidas, entrega de brindes, teste de glicemia e ainda verificação de temperatura e pressão arterial.