28 maio 2021

Vacina da Pfizer pode ser armazenada em temperaturas mais altas por 31 dias, determina Anvisa

 

Brasov, Romania - February 21, 2021: Doctor or scientist holding Pfizer-BioNTech Covid-19 vaccine on a white background.
Foto: Getty Images

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou que a vacina da Pfizer seja mantida na entre 2º e 8º graus por até 31 dias. Antes, o imunizante poderia ficar nesta temperatura por, no máximo, cinco dias.

Para autorizar a mudança, a equipe da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pela Pfizer/BioNTech, responsáveis pela produção da vacina. Em nota, a Anvisa explica que “os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração”.

Márjori Dulcine, diretora médica da Pfizer Brasil, avalia que 5,5 mil municípios poderão receber a vacina agora. “A mais recente autorização da Anvisa abre portas para ampliar a imunização contra a Covid-19 com a vacina Pfizer/BioNTech. É muito gratificante saber que os mais de 5.500 municípios brasileiros terão a possibilidade de receber a nossa vacina”, explica.

Na última quarta-feira (26), o Ministério da Saúde autorizou que a vacina seja repassada para outros municípios.

com informações de yahoo.com.br