22 junho 2021

Bandidos furtam veículo da prefeitura do interior do RN, com 40 doses de vacina contra a Covid-19

 

Um carro da Prefeitura de Arez, que transportava 40 doses da vacina Astrazeneca/Oxford, contra a Covid-19, foi roubado na zona rural do município. Os imunizantes seriam aplicados em moradores do distrito, a partir dos 50 anos, sem comorbidades. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 10h30min, desta segunda-feira (21).

O veículo e as vacinas foram recuperados pela Polícia cerca de uma hora após o ocorrido.

“As vacinas estavam dentro de uma caixa térmica, o que ajudou a mantê-las conservadas. Não houve variação brusca e nem comprometimento dos frascos. Entendemos que as doses podem ser usadas normalmente”, informou a Secretária de Saúde Andréia Paiva.

O motorista seguia sozinho do distrito de Urucará, onde uma primeira remessa de vacinas foi entregue, para a comunidade de Mundo Novo. A estrada que liga os dois locais é de barro e em alguns pontos, não é possível a passagem simultânea de dois veículos. Então, o carro da Secretaria de Saúde de Arez, foi interceptado e os bandidos anunciaram o assalto.

De acordo com relato do motorista, eram quatro bandidos armados, que pediram para que o funcionário público saísse do veículo. Em seguida, o homem foi amarrado, agredido com coronhadas e colocado no banco de trás, onde estavam as vacinas. Nesse momento, os criminosos questionaram sobre a origem dos imunizantes e para que eles serviam. O motorista negou que fosse para imunização da Covid-19.

Os bandidos ainda pediram para que ele fizesse uma transferência bancária via Pix. Porém, no local, não há sinal de internet, o que inviabilizou a transferência. Ele foi novamente espancado e deixado na mata. Apenas quando não havia mais barulho, ele decidiu fugir e voltou para à Unidade de Saúde de Urucará. "Lá, fomos avisados do que tinha acontecido e avisamos à Polícia Militar”, contou Andréia Paiva.

A caixa térmica com as vacinas foram encontradas próximo ao local onde o motorista foi deixado. Uma caixa com seringas e agulhas também foram localizadas. O veículo do município foi abandonado mais a frente. Nenhum objeto foi levado do carro.

Por causa deste crime, a vacinação na comunidade Mundo Novo não aconteceu conforme o planejado inicialmente nesta segunda-feira. A previsão da Secretaria de Saúde de Arez é que os moradores sem comorbidade e com mais de 50 anos, sejam vacinados nesta quarta-feira (23).

A Polícia Militar fez buscas na região a procura dos assaltantes, mas ninguém foi localizado. O motorista foi atendido no hospital de Arez, e liberado. Ele passa bem, mas segue afastado das funções.