terça-feira, 8 de junho de 2021

Base da Guarda completa 10 meses funcionando 24h com a missão de zelar pela segurança do Alecrim

| |

 


A Base Regional da Guarda Municipal do Natal (GMN) instalada no bairro do Alecrim completa 10 meses de funcionamento dando uma nova realidade a segurança pública da área do maior comércio popular de Natal. Com o efetivo de guardas lotados no Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa), a Base se mantém aberta 24h todos os dias da semana atendendo, apoiando e zelando pela segurança do cidadão.


Após 10 meses de funcionamento da Base, já é possível verificar que toda a área da Praça Gentil Ferreira foi devolvida à população, que hoje utiliza o espaço para lazer, prática de esporte, bate-papo e passeio familiar, sempre com a vigilância dos guardas municipais que com a presença ostensiva tornou o local seguro em todas as horas do dia.


Principalmente durante o período da noite, o que antes era tomado pela escuridão e prática de delitos, a exemplo de roubos, hoje se mostra com uma nova realidade onde a segurança pública cumpre o seu papel de garantir o direito do cidadão. O trabalho de patrulhamento orientado pelo Comando da GMN vem atuando em duas frentes distintas, sendo uma delas o patrulhamento móvel com uso de viaturas circulando pelas ruas comerciais do Alecrim e a segunda com guardas municipais fazendo ponto base na Praça Gentil Ferreira e imediações, sendo a Base Regional utilizada como ponto operacional das ações de segurança empreendidas pelo Gapa/GMN nos dois maiores polos do comércio de rua de Natal.


A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, definiu o investimento da Prefeitura do Natal na construção e operação da Base como uma medida de segurança preventiva importante para garantir a segurança no bairro. “Em apenas 10 meses já podemos registrar uma nova realidade no Alecrim, principalmente na região da Praça gentil Ferreira. O modelo de segurança preventiva investido no local trouxe tranquilidade para as pessoas, para o comércio e para os templos religiosos que funcionam no bairro”, comentou.


O reforço na segurança realizado pelos guardas municipais já é alvo de elogios de empresários do bairro e das pessoas que circulam pelo Alecrim realizando compras ou resolvendo situações em agências bancárias ou em outros estabelecimentos situados na localidade. Um ponto relevante é declarado pelas pessoas que frequentam as celebrações na Igreja Central da Assembleia de Deus, um dos templos de destaque da capital, é que a presença dos guardas durante a noite deu mais segurança e passou a inibir a prática delitos levando proteção as famílias que participam das atividades religiosas.


De acordo com a Coordenação do Grupamento de Ação Patrimonial da GMN, durante esse período os guardas estão agindo no patrulhamento do comércio, feira livre, praças e maiores paradas de transporte coletivo do Alecrim. A ação já é responsável por prisões de suspeitos de crimes, recuperação de material roubado, entre outros.