25 junho 2021

MDR VISITA OBRAS DA LINHA BRANCA E ASSINA ORDEM DE SERVIÇO QUE AUTORIZA A IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA ROXA DA CBTU


Na tarde de hoje, 25, o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, esteve no município de São José de Mipibu, onde visitou as obras de remodelação do trecho ferroviário da Linha Branca, que faz parte do processo de modernização e ampliação do sistema de trens urbanos, que levará o VLT até o município de Nísia Floresta.

Na ocasião, o Ministro anunciou recursos para a continuidade das obras, manutenção do VLT, e assinou a Ordem de Serviço para o início dos trabalhos que possibilitarão a implementação da Linha Roxa, que compreende na ampliação da Linha Norte, com novos 4 km de via, mais três estações, expandindo o sistema de trens em direção ao município de São Gonçalo do Amarante. Obra essa, que ampliará a oferta de mobilidade aos moradores dos bairros Jardins e aos trabalhadores do parque industrial existente na região. Estima-se que 2 mil novos usuários passarão a utilizar o serviço diariamente, após a conclusão das obras.

“Depois de anos sem investimentos na expansão da malha férrea, a Superintendência Regional de Trens Urbanos só tem a agradecer ao MDR e ao Governo Federal por todo comprometimento e atenção aos pleitos da CBTU no Rio Grande do Norte, o que levará a companhia a atender diretamente 7 municípios da Região Metropolitana de Natal”, destacou o Superintendente da CBTU Natal, Leonardo Diniz. 

Durante o evento, se fez presente o diretor-presidente da CBTU, José Marques, que ressaltou em suas palavras a importância desse investimento em um sistema tão essencial a sociedade, que permite a mobilidade urbana da população, com uma tarifa social. “Esse é um marco para a CBTU do Rio Grande do Norte e para a população potiguar, principalmente em relação ao desenvolvimento das cidades que vão compor o novo trajeto ferroviário”, afirmou. O diretor-presidente ressaltou que a Companhia agradece ao Ministro Rogério Marinho e ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que disponibilizou recursos da sua própria pasta para que fosse possível esse investimento no estado. 

Também participaram da solenidade, os prefeitos de São José de Mipibu e Nísia Floresta, a Deputada Estadual Cristiane Dantas e o Deputado Federal Beto Rosado.