28 junho 2021

Ministro diz que país enfrenta grande seca e pede que a população evite desperdício de energia


Em meio a maior seca do Brasil, nos últimos 91 anos, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pediu, nesta segunda-feira, dia 28, durante pronunciamento nacional, para a população evitar o desperdício de energia nos próximos meses do corrente ano. 

“É fundamental que, além dos setores do comércio, de serviços e da indústria, a sociedade brasileira, todo cidadão participe desse esforço, evitando desperdícios no consumo de energia elétrica. Com isso, conseguiremos minimizar os impactos no dia-a-dia da população. O uso consciente e responsável de água e energia, reduzirá consideravelmente a pressão sobre o sistema elétrico, diminuindo também o custo da energia gerada”, disse Albuquerque. 

O ministro Bento Albuquerque, porém, tem descartado a possibilidade de racionamento de energia ou outras medidas drásticas. Na semana passada, ele corrigiu o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) sobre a previsão, e afirmou que o Brasil está em situação muito mais tranquila que em 2001, ano do último racionamento. O tom foi o mesmo do pronunciamento. O ministro afirmou que o sistema elétrico evoluiu muito e depende menos de usinas hidrelétricas. “Hoje temos um setor elétrico robusto, que nos traz garantia do fornecimento de energia elétrica aos brasileiros”, acrescentou.