02 junho 2021

Vacinação dos profissionais da educação no RN inicia nesta quinta-feira com 25 mil doses

 


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), viabilizou a logística para que a vacinação dos trabalhadores da educação comece nesta quinta-feira (3) no Rio Grande do Norte. 

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada hoje, 2 de junho. Inicialmente serão distribuídas 25.000 doses que devem ser destinadas aos profissionais que trabalham em creches e pré-escolas em áreas de maior vulnerabilidade. 

O RN já ultrapassou a marca de 1,5 milhões de doses recebidas, sendo 762.440 do imunizante Coronavac/Butantan, 719.450 da vacina Oxford/Astrazeneca e 45.630 doses da Pfizer. 

De acordo com Lyane Ramalho, subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, o lote com 95.500 vacinas de Oxford/Astrazeneca, que chegou ao estado na manhã desta quarta-feira, foi reforçado com parte da reserva técnica para garantir as doses. “Além dos trabalhadores da educação, estes imunizantes também darão prosseguimento à vacinação das pessoas com comorbidades e deficiência permanente.

 Conseguiremos ainda prosseguir com a imunização dos trabalhadores da saúde das áreas de regulação, gestão, vigilância e assistência que ainda não tenham sido vacinados”, explicou.

 O secretário de Estado da Educação Pública, Getúlio Marques, destacou o momento histórico para os trabalhadores da educação de todo o RN e do país. “Temos um momento que é simbólico e histórico, resultado da luta da governadora Fátima Bezerra e de todos os trabalhadores da educação, para que possamos voltar às nossas atividades com segurança, vacinando desde os porteiros, vigilantes, merendeiras, ASG, até os professores e gestores, com o aval do Ministério da Saúde”, comemorou. Gestantes André Prudente, diretor geral do Hospital Giselda Trigueiro, reforçou que as gestantes devem manter os cuidados, assim como a busca pela vacinação. “Não podemos relaxar. 

Devemos continuar usando máscara, álcool gel, mantendo o distanciamento social e, nos grupos que estão autorizados a receber o imunizante, que não tenham medo.

 As vacinas são seguras e é o meio mais eficaz para a proteção da mãe e do bebê. Para a imunização é preciso apenas levar algum exame ou o cartão de pré-natal que comprove a gravidez.” O RN já contabiliza este ano 40 óbitos por Covid-19 em gestantes. 

O imunizante da Pfizer é o recomendado pelo Ministério da Saúde para este público. 

Nesta quinta-feira, o estado irá receber mais 14.040 doses deste imunizante. Indicadores O secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, apresentou a situação da pandemia no RN, através do Indicador Composto – índice desenvolvido pelo Comitê Científico que monitora os dados da Covid-19 seguindo algumas variáveis como taxa de internação, óbitos, número de casos diários, entre outros. 

Sete municípios estão em situação de alerta vermelho, nas regiões do Agreste e Vale do Açu. 

Além disso, as regiões com sede em Pau dos Ferros e Caicó apresentam mais de 50% de seus municípios em situação de alto risco. “Estamos sem possibilidade de expansão dos leitos, isso em âmbito nacional, principalmente pela escassez de profissionais, medicamentos e equipamentos.

 Então, contamos com a parceria dos municípios para fortalecer as ações que possam deter a transmissão do vírus, através dos decretos regionalizados.

 Estamos agindo nos territórios, com as equipes de Atenção Primária à Saúde, através de monitoramento, rastreio e testes rápidos e também mobilizando as comunidades para mantermos as medidas de proteção”, finalizou Cipriano Maia.


com informações do agorarn.com