14 julho 2021

Ações em prol das mulheres norte-rio-grandenses serão desenvolvidas pelo novo grupo Movimenta Mulheres

“Pelas mulheres, para as mulheres, com as mulheres: nos movimentamos.” Este é o lema do novo grupo Movimenta Mulheres, liderado pela professora e jurista Isabella Lauar e pela arquiteta e urbanista Karenina Hentz da Cunha Lima, ambas mulheres potiguares.

Com uma visão plural de todas as demandas feministas e seguindo as diretrizes traçadas pelo objetivo n. 5 “Igualdade de Gênero” da Agenda da ONU 2030, o Movimenta Mulheres se dividirá em diversas Coordenações, nas quais mulheres-destaque do Rio Grande do Norte estarão atuando com ações específicas em prol de outras mulheres: “teremos coordenações de capacitação de mulheres, com estudos interseccionais e feministas, de combate às violências de gênero e encaminhamentos jurídicos, de desenvolvimento e propositura de políticas públicas, da saúde e fomento da educação, proteção de crianças e adolescentes, apoio à Maternidade, enfrentamento do Racismo, da visibilidade e reconhecimento dos Povos Indígenas do nosso Estado, representatividade das demandas da comunidade LGBTQIAP+, da própria Arquitetura e Urbanismo, enquanto instrumentos que possam modificar a vida das mulheres na sociedade.”, explica Karenina Hentz. 

“Somos muitas, somos plurais. O Movimenta Mulheres não tem uma cara. São todas as mulheres que o formam e que atuam para desenvolver um trabalho social por outras mulheres”, explica Karenina. O grupo também contará com um viés cultural, no afã de estimular a representatividade e o engajamento de mulheres nas áreas de Literatura, Fotografia e das Artes.

“Além de todas essas atuações, temos a honra de anunciar uma parceria internacional com a Espanha, através do estabelecimento de uma Clínica Sociojurídica do Movimenta Mulheres, que ficará sob a responsabilidade de uma grande referência espanhola da área acadêmica. Produziremos publicações a respeito dos estudos que serão desenvolvidos. Desta maneira, teremos essa experiência comparada com as distintas realidades do que significa ser mulher aqui e do outro lado do oceano. O que temos a aprender com a experiência espanhola? E o que também podemos ensinar, enquanto mulheres brasileiras?” indaga Isabella Lauar. A cerimônia de Lançamento Oficial do Movimenta Mulheres e de Posse de todas as Coordenações e suas respectivas responsáveis que atuarão no grupo ocorrerá no dia 22/07, às 9h, por transmissão online. O link será disponibilizado nas redes oficiais do Movimenta Mulheres. Mais informações: @movimentamulheresrn