17 julho 2021

Bombeiros concluem Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS)



O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) conta agora com mais 22 novos abordadores técnicos para atuarem em ocorrências de tentativas de suicídio no estado, principalmente nos casos em que o método envolvido apresente riscos extremos. Nesta sexta-feira (16), o Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba (CBMPB) foi concluído em João Pessoa, na Paraíba.

Com duas fases, o CATTS II teve início na Escola de Governo no RN na última segunda-feira (12). Durante cinco dias, a capacitação integrou disciplinas teóricas e práticas e envolveu especialistas da segurança pública e da saúde, como psicólogos e psiquiatras. Nos últimos dois dias o curso ocorreu na área de treinamento do CBMPB, em João Pessoa, na Paraíba. “Além das aulas teóricas, abordamos nesses últimos dias a prática de salvamento em altura, rapel (técnica vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e edificações) e simulações de ocorrências”, disse o major Christiano Couceiro, do CBMRN.

Essa foi a segunda capacitação sobre a temática de abordagem técnica a tentativas de suicídio. Ainda em abril, o CBMPB formou a primeira turma de oficiais e praças do CBMRN.