08 julho 2021

BUTANVAC: ANVISA AUTORIZA ESTUDOS E VACINAÇÃO EM VOLUNTÁRIOS


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quarta-feira (07), o início da aplicação de doses em voluntários nos estudos realizados pelo Instituto Butantan, com sua nova vacina de tecnologia brasileira contra a Covid-19, a ButanVac. 

Assim, o Butantan poderá iniciar a Etapa A das fases 1 e 2 dos estudos, que terá participação de 400 voluntários. No total, nas fases 1 e 2, está prevista a aplicação de 6 mil doses. A Fase 1 dos ensaios clínicos do novo imunizante começará nesta sexta-feira (09), com a vacinação de um grupo de voluntários no Hemocentro de Ribeirão Preto, centro de pesquisa vinculado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, que é responsável pela parte inicial do estudo.

O início dos estudos da ButanVac foi aprovado no dia 09 de junho, pela Anvisa. Representantes da Agência cobraram do Instituto, dados sobre os procedimentos de testagem para autorização da nova fase. As informações foram fornecidas e, com isso, a equipe técnica da Agência considerou que a aplicação de doses já pode ter início.