02 julho 2021

Comunidade quilombola de Macaíba é imunizada contra a COVID-19

Passados três meses das primeiras doses de vacinas do tipo Coronavac e Oxford serem aplicadas, a comunidade quilombola de Capoeiras, distante cerca de 35 km do centro de Macaíba, celebra o fato estar imunizada contra o novo Coronavírus (Covid-19).

As segundas doses começaram a ser aplicadas na última segunda (01/07), garantindo a proteção dos nativos quilombolas maiores de 18 anos contra a pandemia que tem afetado duramente o Brasil. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, foram mais de 800 doses enviadas para Capoeiras, que é a maior comunidade quilombola do Estado do Rio Grande do Norte.

Os descendentes festejaram bastante a imunização da população adulta da região. “A vacinação significa a continuidade da nossa ancestralidade, de nossos antepassados. Com a comunidade imunizada estamos comemorando a continuação da história, das vidas negras. Agradecemos ao movimento negro, ao Governo do Estado e Prefeitura de Macaíba que juntos nos proporcionaram esse momento tão esperado por todos. Viva a vacina! Viva a vida! Vacina sim!", comemorou Aline Moura, descendente e professora de Capoeiras.

Vacinação em Macaíba

O município tem se destacado por seguir corretamente o protocolo do Ministério da Saúde e da Sesap/RN. Com as diretrizes sendo respeitadas, Macaíba tem a marca de ser um dos poucos municípios do RN a não suspender a vacinação e nem aplicar a dose dois na vacinação de dose um.

Na próxima semana, iniciará a vacinação do público a partir de 43 anos sem comorbidades, motoristas de táxi e de aplicativos, lactantes até 12 meses, industriários e seguirá com a vacinação para profissionais de educação, grávidas e puérperas e motoristas de transporte intermunicipal.