30 julho 2021

COSERN MANTÉM INDICADORES DE QUALIDADE MELHORES DO QUE OS ESTABELECIDOS PELA ANEEL NO SEGUNDO TRIMESTRE DO ANO



Os investimentos da Cosern em tecnologia e expansão de redes se refletem na qualidade dos serviços prestados aos seus 1,5 milhão de clientes. No segundo trimestre de 2021, a distribuidora potiguar manteve os indicadores *DEC* _(Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor)_ e *FEC* _(Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor)_ enquadrados na previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), demonstrando o resultado positivo da estratégia da companhia.

O *DEC* da Cosern no primeiro semestre de 2021 foi 7,88, melhor do que o limite regulatório, que era 11,35, e o *FEC* registrado foi de 3,08, abaixo dos 7,53 estabelecidos pela Aneel.

Uma das tecnologias utilizadas pela Cosern é o sistema de self healing (auto recomposição, na tradução do inglês), que conta com equipamentos dotados de inteligência para isolar trechos atingidos por eventuais problemas – muitas vezes fatores externos, como quedas de galhos de árvores, por exemplo – e repará-los de forma automatizada.

Assim, o fornecimento pode ser restabelecido para o maior número possível de clientes em até 60 segundos. A Cosern ressalta que a população sempre mantenha distância da rede elétrica.