07 julho 2021

Covid-19: mãe conhece filha após ficar 2 meses na UTI, mulher precisou de pulmão artificial

 

Maria do Céu, 36 anos, estava grávida de 8 meses da primeira filha quando foi diagnosticada com Covid, em maio deste ano, em Natal. Os médicos decidiram antecipar o parto da bebê, que não foi contaminada, para seguir o tratamento da mãe.

A doença agravou e Maria do Céu precisou utilizar um pulmão artificial, conhecido como ECMO, o mesmo utilizado pelo ator Paulo Gustavo.

Foram 30 dias com a ECMO e aproximadamente 60 dias, ao todo, de internação na UTI. Na sexta-feira (02), ela finalmente conheceu a filha, Maria Ana, que completou dois meses de vida.

O encontro aconteceu ainda no hospital, onde a mãe segue recuperação. Ela pôde ver a filha pela primeira vez, tocá-la e tê-la no colo. Esse primeiro contato foi registrado pelos presentes.

Maria do Céu se tornou a primeira paciente a se recuperar do tratamento com ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) no Rio Grande do Norte, durante a pandemia da Covid-19. Segundo a família, o tratamento, que foi feito em um hospital particular da capital potiguar, custou mais de R$ 100 mil.

"A gente vinha buscando... foi um despertar bem difícil. Quando ela despertou, a gente perguntou à família e buscou trazer coisas que ela gostava. Então, fizemos isso através de música, contando histórias, pra que ela se mantivesse acordada e esperançosa", disse o cirurgião cardíaco Renato Max.

Quando Maria do Céu deixou a UTI após dois meses de tratamento, a evolução dela para um leito clínico, foi muito comemorada pela equipe do hospital. Os profissionais se reuniram na unidade para recepcioná-la com balões de festa e até um sanfoneiro para animar a paciente.


Com informações de: umarizalense