09 julho 2021

Covid-19: situação melhora e Natal completa 24 horas sem mortes pela doença nesta quinta-feira (08)


A pandemia causada pela Covid-19 dá sinais de que está regredindo em Natal, com a diminuição de ocupação de leitos críticos, internação em enfermaria e de ocorrência de vítimas fatais. Nesta quinta-feira (08), completou 24 horas sem morte pela doença na cidade. Segundo a Coordenação da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, o número de pacientes em enfermarias na rede municipal está em 26%, o percentual mais baixo desde o começo da pandemia. Já os leitos críticos ocupados no momento chegam a 60%, mas existe outro dado importante que o Município observa nos últimos dias: não existem pacientes aguardando internação nas Unidades de Pronto-Atendimento da rede municipal de saúde.

Para o prefeito Álvaro Dias, o avanço da campanha de vacinação tem papel fundamental nessa redução do número de vítimas da Covid. “Estamos vivendo um momento de esperança com a aceleração da vacinação na capital, onde já atingimos mais de meio milhão de vacinas aplicadas. Também temos uma rede de atenção básica incansável nessa luta.”, disse. 

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já possui dados que indicam um maior controle da crise da Covid-19. Segundo a enfermeira Elizandra Trindade, coordenadora da rede de urgência e emergência da SMS Natal, esses números vêm caindo continuamente desde o início do mês de junho de 2021. “Um quadro que vem ocorrendo há alguns dias é nas unidades de pronto atendimento, que neste momento não tem nenhum paciente por Covid aguardando vaga para internação”, explicou a enfermeira.

Números 

Zero pacientes à espera de internação nas Unidades de pronto-atendimento
Zero número de mortes nas últimas 24 horas em Natal
26%de leitos de enfermaria ocupados na Rede Municipal
502.748 mil vacinas aplicadas até o momento
60% é o número de leitos críticos (UTIs) ocupados na Rede Municipal