11 julho 2021

Equipes da Sesap e UERN conhecem modelo de integração entre Universidade e gestão da saúde no Piauí



Com o objetivo de conhecer experiências positivas de gestão compartilhada para construir um modelo de gestão para o Hospital da Mulher, em Mossoró, uma equipe da Sesap, liderada pela secretária adjunta de Saúde, Maura Sobreira, e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), conduzida pela reitora da UERN, Fátima Raquel, realizaram visita ao Hospital Getúlio Vargas e à Fundação Estatal Piauiense (FEPISERH), em Teresina, Piauí, nesta última quinta-feira (08) e sexta-feira (09).

A visita possibilitou conhecer de perto a experiência bem sucedida de gestão vivenciada pelo Hospital Getúlio Vargas, unidade de alta complexidade que se tornou referência no país inteiro e no mundo, ao unir educação e assistência à saúde, transformando a vida da população. Além do hospital, a equipe fez visita à Fundação Estatal Piauiense, também com experiência exitosa de gestão hospitalar.

Na ocasião, as equipes do RN foram recebidas pelo diretor geral do hospital, Dr. Osvaldo Mendes, o superintendente da gestão estadual (SESAPI), Jeferson Campelo, pelo secretário de saúde do Piauí Florentino Neto e o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Evandro Alberto de Sousa.

As equipes conheceram, então, a experiência da integração da assistência hospitalar com as instituições de ensino, o modelo de gestão, as ofertas assistenciais e a integração com o estado do Piauí. O hospital tem hoje dez programas de residência e programas de residência multiprofissional.

“A visita ao Hospital Getúlio Vargas, configurado como um hospital de ensino, com unidade acadêmica, vinculada à Universidade do Estado do Piauí, teve o intuito de compreender melhor a relação entre a secretaria e a universidade estadual para pensar estratégias para a gestão compartilhada do Hospital da Mulher em Mossoró”, disse Maura Sobreira.

O diretor geral do hospital elogiou os avanços do estado do Rio Grande do Norte na rede de assistência à Saúde e acrescentou: “é um prazer muito grande para nós receber a equipe da Sesap e da UERN. Estamos sempre de portas abertas para mostrar nossa experiência”.

Já o superintendente da gestão estadual destacou a importância da troca de experiências: “esse momento de troca de informações, de discutir problemas, foi muito produtivo, e é a maneira mais satisfatória e positiva com que podemos tratar a saúde pública de nosso país. Também estamos aprendendo muito com a equipe do RN e estamos sempre à disposição para avançarmos nisso”.

A visita ao Piauí fez parte das estratégias definidas pela Sesap e UERN, que instituíram um grupo de trabalho, composto também por representantes da Secretaria de Gestão de Metas e Projetos e Procuradoria Geral do Estado (PGE), para construir a proposta do modelo de gestão do Hospital da Mulher, em busca de oferecer à população um serviço de alta qualidade.

O secretário de saúde do Piauí Florentino Neto elogiou as ações conduzidas pela governadora Fátima Bezerra no estado do Rio Grande do Norte. "Destaco a integração dos estados do Nordeste para compartilhamento de boas práticas e também ressaltar as ações desenvolvidas pela governadora e pela equipe da Sesap no Rio Grande do Norte. É através da União que vamos desenvolver cada vez mais e tornar a saúde pública mais fortalecida para a população do Nordeste e do País", finalizou.