08 julho 2021

Estado mantém retomada das aulas para dia 19, mesmo com cobranças do Sinte

 


O Governo do Rio Grande do Norte confirmou nesta quinta-feira (08), que está mantida para o próximo dia 19, a retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino. A Secretaria Estadual de Educação (Seec) destacou que as duas condições estabelecidas para o retorno às salas de aulas estão atendidas: redução no índice de contágio pela Covid-19 e diminuição na taxa de ocupação de leitos em hospitais.

O anúncio de que as aulas seriam retomadas no dia 19, foi feito na última segunda-feira (06), pelo secretário Getúlio Marques. No mesmo dia, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) procuraram a pasta para informar que só aceitam voltar ao trabalho presencial quando os funcionários das escolas forem imunizados completamente contra a Covid-19.

Até agora, os educadores receberam a 1ª dose e estão aguardando completar 90 dias para tomar a dose de reforço para, assim, completar o esquema vacinal. Em assembleias, os professores falam na possibilidade de greve caso haja a insistência para o retorno às salas de aula antes da 2ª dose da vacina.

Em nota, a Seec disse respeitar a posição do Sinte, mas reiterou que a finalização do esquema vacinal não é condição para a retomada das aulas presenciais.

“A pasta respeita a posição da organização (Sinte) e destaca que, conforme documentos e protocolos sanitários constituídos junto ao comitê científico da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), a retomada das aulas presenciais está condicionada à melhoria no índice de transmissibilidade da doença e recuo da ocupação de leitos de tratamento intensivo, que ocorre neste momento no RN”, enfatiza a pasta.

No momento, de acordo com a Seec, serão permitidos até 33% dos estudantes por sala, sempre observando o espaçamento mínimo entre as carteiras.


Com informações de: 98fmnatal