29 julho 2021

Estudantes pagarão meia passagem nos ônibus em horários de pico


Os estudantes de Natal podem voltar a pagar meia passagem nos ônibus em horários de pico - das 6h às 8h e das 17h às 19h. Em publicação no Diário Oficial do Município (DOM), o prefeito Álvaro Dias revogou o artigo do decreto de 6 de março de 2021, que vetava o benefício nesses horários no sistema de transporte coletivo da capital.

A medida foi alvo de críticas pela população desde que entrou em vigor. Contudo, as reclamações foram intensificadas nos últimos dias devido à retomada das aulas presenciais e ainda à melhora da pandemia na cidade e no Rio Grande do Norte.

"Eu estou fazendo um curso que me deu o direito da meia passagem, mas quando eu fui usar, o motorista disse que eu não poderia naquele horário", reclarou uma usuária do transporte público de Natal em entrevista à TV Tropical, no início da semana, antes de a medida ser revogada.

À época, a prefeitura publicou o decreto "com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas, a operação do serviço de transporte público coletivo de passageiros poderá sofrer alterações a qualquer tempo, de horários, viagens, frequências e frota".

Além de vetar o pagamento da meia passagem para os estudantes, o decreto também proibiu a gratuidade para idosos, paragráfo que foi revogado posteriormente. Para se locomover durante os horários, estudantes e idosos precisavam pagar a passagem inteira.

Com informações de: portaldatropical