14 julho 2021

FGV garante continuidade de concurso da Polícia Civil do RN, candidato foi preso

A Fundação Getúlio Vargas, que é a empresa contratada para realizar o concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, emitiu nota comentando a prisão de um candidato que tentou fraudar o certame, realizado no domingo (11). Segundo a empresa, a falha não foi consumada, a lisura do concurso está mantida e também está garantida a realização das próximas fases, inclusive da prova objetiva para o concurso de delegado.

O candidato que foi preso no domingo e que ainda não teve a identidade revelada, teria tentado fraudar o concurso através do uso de um ponto eletrônico. A FGV disse que corpo profissional que faz a aplicação das provas "é treinado e capacitado para evitar tais iniciativas criminosas". Segundo eles, o sistema de prevenção é reforçado por "rígidos procedimentos de segurança, que incluem o uso de detectores de metais e detectores de ponto eletrônico, para evitar que os inscritos portem equipamentos suspeitos."

Além disso, a FGV disse também que conta com "avançado sistema de inteligência artificial", que, segundo a instituição, realiza cruzamentos de dados, identificando coincidências de acertos e erros das respostas dos candidatos, tanto nas questões objetivas quanto discursivas, além da análise grafotécnica. 

Apesar da prisão em flagrante do candidato que tentou fraudar o concurso, a FGV disse que em conjunto com a Polícia Civil, assegura a continuidade das demais etapas do concurso, inclusive a prova objetiva e discursiva para o cargo de Delegado Substituto no próximo domingo (18).  


Com informações de: tribunadonorte