quinta-feira, 1 de julho de 2021

Governo do RN retoma obras do Pró-Transporte

| |

O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) e da Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte, retomou os trabalhos na 2ª etapa das obras do Programa Pró-Transporte, na Zona Norte da capital - considerado um dos projetos mais importantes para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Natal. As equipes do DER-RN realizam serviços de terraplenagem em vários pontos do complexo viário, como na alça e na subida do viaduto da avenida das Fronteiras e no trecho final da avenida Tocantínea.

Segundo o diretor-geral do DER-RN, o engenheiro Manoel Marques, todas as pendências com projetos e licenciamentos foram resolvidas, e a previsão é que até o final deste ano seja concluído o trecho entre o viaduto da avenida das Fronteiras e as avenidas Rio Doce e Tocantínea, chegando à avenida Moema Tinoco.

segunda etapa do Pró-Transporte está dividida nos seguintes trechos: Eixo 1 (Moema Tinoco): subtrecho da avenida Moema Tinoco, compreendido entre a rotatória da entrada para Jenipabu (RN-304) e a rotatória da avenida Tocantínea; e Eixo 2 (Fronteiras): subtrecho compreendido entre a rotatória da avenida Tocantínea e o viaduto das Fronteiras.    

O valor da obra é de R$ 21.936.105,50 (vinte e um milhões, novecentos e trinta e seis mil, cento e cinco reais e cinquenta centavos), com financiamento a partir de contrato de repasse da Caixa Econômica Federal, com recursos oriundos do FGTS.   

Quando estiver concluído, o complexo viário beneficiará mais de 400 mil pessoas entre Natal municípios vizinhos. “Essa obra vai atender uma das regiões de maior ajuntamento populacional do Rio Grande do Norte, que é justamente a Região Metropolitana de Natal”, ressaltou o secretário de Infraestrutura do RN, Gustavo Coelho.     

PARCERIA COM A SEMOV  

O diretor-geral do DER-RN, Manoel Marques, ressalta a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Estrutura (Semov) para escavação da lagoa dos Idosos, nas proximidades do ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, e aproveitamento do solo retirado do local para uso nos serviços de terraplenagem das obras de mobilidade do Pró-Transporte.   

Ele considera que a ação trará benefícios para ambas as partes; tanto para o órgão estadual, pois utilizará o material retirado da lagoa, que a Prefeitura descartaria, assim como para a Semov, que terá o serviço de parte da escavação da lagoa a custo zero. E é um benefício a mais que estamos levando à população da Zona Norte.”    

O DER-RN também realizará serviços de contenção e proteção dos taludes, e do cercamento da lagoa. “O meio ambiente também sairá ganhando porque não será mais preciso explorar uma jazida para fornecer o solo necessário aos serviços de terraplenagem da obra”, comenta Manoel Marques.    

A vigência da parceria é de um ano, válida a partir da assinatura do termo de cooperação, oficializado no dia 28 de abril deste ano pelo diretor-geral do DER-RN, Manoel Marques, e pelo secretário municipal Carlson Gomes, da Semov.