13 julho 2021

Guarda Municipal direciona patrulhamento preventivo da Romu para a Zona Norte de Natal



A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), por meio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN), designou a Ronda Ostensiva (Romu) para iniciar um trabalho de patrulhamento preventivo utilizando técnicas de zoneamento de área. Nesse caso, a Romu passou a atuar com foco nos bairros da zona Norte, principalmente em áreas públicas de uso comum como praças, parques, área de lazer, academia popular, como também cemitérios e paradas de transporte público.

Já a partir dessa segunda-feira (12), as viaturas de patrulhamento da Romu/GMN iniciaram as rondas preventivas atuando em diversas áreas dos bairros da Redinha e Pajuçara, com patrulha móvel nos conjuntos Gramoré, Parque das Dunas e Jardim das Flores. O trabalho de segurança age percorrendo todos os pontos com equipamentos públicos, realizando ponto base, abordando suspeitos e conversando com as pessoas que frequentam esses locais no intuito de entender o ambiente e melhorar o serviço preventivo.


A secretária da Semdes, Sheila Freitas, ressaltou a presença mais efetiva da Guarda Municipal na zona Norte contribui com a segurança pública na área, pois amplia a quantidade de viaturas e agentes que são somados as demais policias que zelam pela segurança do cidadão daquela região. “A Prefeitura vem ampliando a contribuição na segurança pública da cidade e a zona Norte é uma das áreas que logo vai passar a ter uma base fixa da GMN na área de lazer do Conjunto Panatis. Essa inciativa soma esforços para garantir tranquilidade aos moradores”, comentou.

O coordenador da Ronda Ostensiva da GMN, Alexandre Melo, explicou que o Comando da GMN direcionou o patrulhamento preventivo para agir em três frentes de ostensividade, sendo a circulação dos guardas monitorando as áreas públicas de uso coletivo, ponto base com presença fixa por algum tempo e abordagens a suspeitos. “Esse tipo de trabalho é essencialmente de prevenção, mesmo móvel, traz segurança para aquela área, pois onde há circulação ostensiva de rondas os delitos caem e o local fica mais seguro”, explicou.


Com ação da Romu/GMN direcionada a zona Norte e com a consolidação da sede do grupamento na área de lazer do Conjunto Panatis, a Prefeitura gera o atendimento de segurança preventiva da GMN em três zonas distintas com sedes de grupamentos ostensivos, sendo a Base da Praça Gentil Ferreira (Região Central), com o Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa); o Parque da Cidade (Região Sul), com o Grupamento de Ação Ambiental (Gaam); e agora a Área de lazer do Panatis (Zona Norte), com a Ronda Ostensiva Municipal.