15 julho 2021

Intervenções no trânsito na rua Trairí melhoram tráfego na região


Com o objetivo de gerar mais fluidez ao trânsito da Zona Leste, proporcionar mais opções de acesso a avenidas importantes como a Hermes da Fonseca, Deodoro e Prudente de Morais, bem como dar mais segurança para quem trafega pela região, a Prefeitura de Natal está implementando uma série de modificações viárias na rua Trairí. A mais nova delas é a realização de um período de testes para instalação de uma rotatória no cruzamento da Trairi com a Afonso Pena, em Petrópolis. Após o término do estudo, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) vai eliminar o semáforo no local e oficializar a sinalização da rotatória.

A STTU ressalta que a medida tem agradado. Primeiramente, houve a implantação de um semáforo sincronizado com faixa de pedestre no cruzamento da avenida Hermes da Fonseca com rua Trairí. No local, foi feita toda parte de acessibilidade e abertura do canteiro, tornando uma travessia segura e acessível para os pedestres. Este era um pleito antigo dos motoristas que sentiam dificuldade de acessar o bairro de Petrópolis vindo da Via Costeira e Mãe Luiza.

“Após essa primeira intervenção, observamos um incremento no tráfego da área e posteriormente o surgimento desse gargalo mais à frente, já que havia o semáforo no cruzamento com a Afonso Pena. A Trairí se transformou em uma via de escoamento de trânsito. Estamos implementando a rotatória em período de teste e até o momento o resultado tem sido satisfatório com o tráfego fluindo de maneira mais rápida, eficiente e segura. Não tivemos nenhum acidente e os motoristas só vão encontrar um semáforo agora bem mais a frente na no cruzamento com a Avenida Prudente de Morais”, destacou Newton Filho, diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da STTU.

Ainda na Trairí, as intervenções serão complementadas com a instalação de mais um trecho de ciclofaixas e ciclorotas. Ao todo, serão mais 3,1 km de vias exclusivas para os ciclistas, interligando a Via Costeira, Mãe Luíza, Tirol, Petrópolis e Cidade Alta. Quem utiliza a bicicleta e vem pela Via Costeira, vai poder acessar agora três importantes avenidas como a Hermes da Fonseca/Salgado Filho; Prudente de Morais e Deodoro da Fonseca. O detalhe é que os estabelecimentos comerciais da região não terão nenhum prejuízo, já que as áreas de estacionamento serão mantidas.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Paulo César Medeiros, ressalta que essas intervenções simples, eficientes e baratas vão avançar para outras regiões da cidade. Ele disse que a STTU já estuda a implantação de rotatórias nos cruzamentos da rua Mossoró com a Rodrigues Alves e na Floriano Peixoto com a Trairí: “São operações de baixo custo que têm se mostrado bem assertivas. Vamos incrementar esse tipo de medida, observando sempre a segurança para pedestres e motoristas”, destacou.