10 julho 2021

Muito cuidado: golpe do pente-fino do INSS ameaça aposentados

Nas próximas semanas, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) irá realizar um pente-fino na concessão de seus benefícios. A ideia é encontrar ocorrências de pagamentos indevidos. Dessa forma, será possível alocar esses recursos para novos programas do Instituto. Porém, com esse processo em andamento, alguns golpistas acabam se aproveitando dos aposentados e aplicando golpes. 

De acordo com o Instituto, como o INSS já emitiu mais de 700 mil cartas avisando sobre a revisão, os fraudadores utilizam as remessas para roubar dados dos segurados por telefone. O golpe do pente-fino do INSS também pode ser feito por mensagem de celular. Lembrando que o pente-fino serve apenas para regularizar a situação dos recebedores. Portanto, o INSS vai solicitar apenas a atualização de documentos ou a finalização de cadastro.

De acordo com o órgão, entre agosto e dezembro, a ideia é conseguir reavaliar 170 mil benefícios por incapacidade temporária. Sendo assim, a indicação é aguardar o contato dos canais oficiais do Instituto, e nunca de outros meios. Hoje, os canais oficiais são o site oficial ou o app Meu INSS e do telefone 135.


Com informações de: empregabilidadebrasil