13 julho 2021

Mulheres conquistam cada vez mais espaço na engenharia

As mulheres estão buscando cada vez mais, o seu espaço dentro da área de Engenharia. Apesar do setor ainda ser majoritariamente masculino, dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) mostram que quase 19% dos profissionais ativos no sistema são mulheres, ou seja em um universo de 982.158 inscritos, 184.881 são do sexo feminino. No Rio Grande do Norte, dos 13.000 profissionais cadastrados, 2.912 são mulheres.

Apesar de todos os obstáculos, as conquistas também precisam ser ressaltadas. Para debater o assunto, a Faculdade UNINASSAU Natal vai realizar uma mesa-redonda on-line, no dia 15 de julho, às 20h. A mediação será do coordenador dos cursos de Engenharia da Instituição, Marco Antônio. As convidadas serão as docentes Clara Azevedo, da UNINASSAU Natal; Mariana Rezende, da UNINASSAU Aracaju; e Manoella Maria, da UNINASSAU João Pessoa.

"É preciso fazer uma reflexão sobre a conquista do respeito na profissão por parte das mulheres e sobre as dificuldades em atuar num setor extremamente masculino, além das competências associadas as características da mulher na engenharia”, destaca Marco Antônio.

A mesa-redonda é aberta ao público. Os interessados podem realizar inscrições gratuitas pelo site extensao.uninassau.edu.br . Os inscritos receberão o endereço da sala virtual no e-mail cadastrado.

Palestrantes

Clara Caroline de Araújo Azevedo, docente da UNINASSAU Natal, é formada em Engenharia Mecânica e Mestre em Engenharia Mecânica, com ênfase na área de Energia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); há 5 anos está na docência, e há 1 ano trabalha com Projetos de Sistemas de Energia Solar.

Mariana Rezende, docente da UNINASSAU Aracaju, é bacharel em Engenharia Civil, Mestre em Engenharia Civil e Doutora em Ciências e Engenharia de Materiais, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Manoella Maria Saraiva Cavalcante, docente da UNINASSAU João Pessoa, tem graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica, pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB); é Engenheira de Segurança do Trabalho e tem licenciatura em Matemática. Atualmente, cursa MBA em Gestão Pública.