03 julho 2021

Prazo para contestar o auxílio emergencial negado termina hoje, 03

Quem não recebeu a terceira parcela do Auxílio Emergencial 2021, precisa primeiro saber se caiu no "pente fino" e depois, realizar a contestação. O prazo final é dia 3 de julho às 23h59, pelo horário de Brasília.

Como saber se eu tive o auxílio emergencial cancelado?

Para saber se você teve o benefício negado, basta consultar o site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br.

Você também pode fazer esta consulta pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo telefone, na Central 111.

Como contestar o auxílio emergencial negado?

No site próprio site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br depois de verificar que seu benefício não foi liberado, você deve clicar na opção “Contestar análise” que está disponível na página.

O sistema vai perguntar se você realmente quer fazer a contestação, ao confirmar, o seu pedido automaticamente será encaminhado para uma reanálise.

Lembrando que o pedido de contestação nada mais é do que solicitar que o sistema faça uma nova análise dos seus dados com bases mais atualizadas.

A opção de contestar não aparece, o que eu faço?

É importante frisar que não é todo mundo que teve o auxílio emergencial cancelado que consegue fazer a contestação. Se a opção “solicitar contestação” não aparece, é porque o Governo Federal entende que você não só não tem direito ao benefício como não está dentro dos critérios para contestar.

Neste caso, o beneficiário que não concordar, pode entrar com o pedido de contestação pelo site ou aplicativo da DPU (Defensoria Pública da União).


Com informações de: empregabilidadebrasil