02 julho 2021

Sem o aval do Ministério da Saúde para incluir grupos, RN vai usar reserva técnica para vacinar imprensa


A vacinação contra a Covid-19 dos profissionais de imprensa do Rio Grande do Norte, anunciada nesta sexta-feira (2), pela governadora Fátima Bezerra (PT), após acordo entre Governo do Estado e prefeituras, será realizada com parte do estoque de reserva técnica de vacinas. A informação foi confirmada ao Portal da 98 FM pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

A decisão, pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), decorre do fato de que o Estado não tem autorização do Ministério da Saúde para usar os lotes regulares para imunizar grupos que estão fora do Plano Nacional de Imunização (PNI). Como decidiu incluir uma categoria que não está no PNI, o Estado, então, decidiu recorrer à reserva técnica.

Uma decisão de abril da Justiça proíbe Governo do Estado e prefeituras de vacinar grupos que estão fora do PNI – caso dos profissionais da imprensa. A decisão, da juíza Ana Nery Lins de Oliveira Cruz, estabelece que a vacinação só pode ser ampliada para novos grupos com autorização expressa do Ministério da Saúde – o que não ocorreu no caso desses profissionais.

No momento, além dos grupos prioritários tradicionais, estados e municípios só estão autorizados a vacinar por faixa etária, em ordem decrescente. 

A Sesap informou que não precisou da autorização do Ministério da Saúde para ampliar a vacinação para a imprensa porque vai utilizar a reserva técnica. A pasta disse que tem apoio do Ministério Público para tomar a decisão.

Anúncio da Governadora

“Os profissionais da imprensa do Estado foram incluídos como grupo prioritário na campanha de imunização contra a Covid-19 no RN e a vacinação dos profissionais já deve ser iniciada na próxima semana”, escreveu a governadora pelo Twitter.

Aos jornalistas, a governadora afirmou que a vacinação deste grupo é importante porque comunicadores desempenham “papel estratégico” durante a pandemia da Covid-19.


Com informações de: 98fmnatal