31 julho 2021

SEMTAS de Macaíba inicia campanha Agosto Lilás a partir de segunda (02/08)


A partir da próxima segunda-feira (02/08), a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS de Macaíba inicia uma grande campanha de mobilização denominada “Agosto Lilás” no sentido de prevenir e combater a violência contra as mulheres. Um dos principais objetivos da iniciativa é incentivar as denúncias de violência de gênero em suas diversas tipologias (física, moral, sexual, psicológica, patrimonial), bem como difundir os canais de denúncia e a rede de proteção às vítimas.

Cabe destacar que a Secretaria Municipal De Assistência Social e dos equipamentos sociais (CRAS, CREAS, Cadastro Único, SCFV-Idoso CCI e Setor Jurídico) estará trabalhado cada temática da violência contra a mulher como forma de conscientização e prevenção.

Na abertura da campanha, que ocorrerá na Praça Paulo Holanda (Pista Nova) na segunda-feira, a partir das 8h, haverá uma atividade sobre a temática com as Policiais Militares (PFEMS) do Primeiro Comando do Município. Inclusive, durante toda a primeira semana da campanha Agosto Lilás, serão realizadas atividades nessa praça.

Na terça (03/08), haverá uma atividade sobre os impactos da pandemia no aumento do índice de violência e realização de testagens rápidas para COVID-19, com uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Na quarta (04/08), uma atividade sobre a temática com a Patrulha Maria da Penha. Na quinta (05/08), atendimento jurídico com a equipe de advogados da SEMTAS. Já na sexta (06/08), haverá roda de conversa sobre “Violência doméstica, Nutrição e Covid-19”, no Setor do Cadastro Único da SEMTAS.

Nas semanas seguintes, o Centro Referência Especializada Assistência Social (CREAS), será sede de uma palestra sobre Violência Psicológica (09/08) e oficina de beleza, manicure e maquiagem (13/08). Por sua vez, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Fabrício Pedroza, terá gravação de vídeo (13/08), blitz de conscientização (16/08), chá da tarde (17/08), ação comunitária (18/08) e roda de conversa (19/08). No dia 20/08, ocorre uma ação com o grupo interativo na Praça do M com a participação da equipe do CRAS.

No dia 25/08, tem lançamento de vídeo com depoimentos e falas a respeito da temática “Violência contra mulher e preconceito contra mulher”, na sede do CREAS. Além disso, conversação com a delegada da delegacia da mulher – Natal, no CRAS Tavares de Lyra. No dia 27/08, outra roda de conversa com grupo de homens do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

No dia 30/08, exibição de vídeo autoexplicativo sobre o tema e roda de conversa para conscientização sobre violência patrimonial e danos provocados ao idoso, no CCI. No mesmo dia, também terá gravação de vídeo sobre o tema “Violência moral”, no CRAS Tavares de Lyra.

Por fim, no dia 31/08, palestra para conscientização social dos idosos do CCI. Caminhada em alusão ao combate à violência contra a mulher, visando à mobilização e sensibilização da população para a causa, com saída da sede da SEMTAS, e um seminário virtual de encerramento da campanha reunindo os representantes do Judiciário, Legislativo e Executivo, no intuito de discutir quais as ações e estratégias no combate à violência contra a mulher. Serão convidados promotores, juízes, defensores, representantes do Legislativo e do Executivo, bem como profissionais do CREAS e do Núcleo de Monitoramento de Denúncias da UNP/SEMTAS.