18 julho 2021

Vacina da gripe pode evitar efeitos graves da Covid-19


Um estudo que considerou dados de mais de 74 mil pessoas de diversos países indica que a vacina contra a gripe (Influenza) pode prevenir o desenvolvimento de casos graves da Covid-19. O anúncio da descoberta foi feito no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, no domingo (11). O estudo foi liderado por pesquisadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos.

A pesquisa reuniu informações de participantes de países como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Israel e Cingapura, e partiu do banco de dados da plataforma TriNetX, onde estão disponíveis registros de saúde de mais de 70 milhões de pessoas do mundo todo.

Os cientistas, no entanto, consideraram as informações de apenas dois grupos com aproximadamente 37,3 mil pessoas que tiveram Covid-19: o primeiro havia recebido a vacina contra gripe entre duas semanas e seis meses antes de testar positivo para o coronavírus; e o segundo, não.

Os pesquisadores se atentaram a selecionar nesses indivíduos vários fatores de risco para a Covid-19 grave, como tabagismo, diabetes, obesidade, doença pulmonar obstrutiva crônica e idade.

Na análise das informações, os cientistas identificaram diferenças na evolução do quadro dos voluntários dos dois grupos após 120 dias do teste positivo para a Sars-CoV-2. Entre elas, admissão na UTI por conta da Covid-19: a probabilidade disso ocorrer entre os não vacinados contra gripe comum era até 20% maior em relação aos que haviam se imunizado.

Além disso, os não imunizados contra a gripe apresentaram um risco até 45% maior de ter infecção generalizada (sepse); propensão 58% maior de derrame e 40% maior de trombose venosa profunda. Já uma visita ao pronto-socorro se mostrou 58% mais provável.

Embora os resultados indiquem alguma defesa da vacina da Influenza também conta a Covid-19, os pesquisadores ponderam que ainda são necessárias mais pesquisas para entender essa relação. Vale ressaltar que estudos anteriores já apontavam que imunização contra a gripe estimula o sistema imunológico inato, que faz com que desde o nascimento o nosso corpo reaja a microrganismos invasores mesmo sem exposição prévia a eles.

Os cientistas também ressaltam que as pessoas já vacinadas contra a Influenza não devem deixar de receber a vacina contra a Covid-19. “A vacina de influenza não é de forma alguma uma substituta para a vacina contra Covid-9 e defendemos que todos recebam sua vacina contra Covid-19”, recomenda, em comunicado, Susan Taghioff, pesquisadora que liderou o estudo.

Com informações de: 98fmnatal