sexta-feira, 27 de agosto de 2021

BAR DO PERNAMBUCO E MERCADO DO PEIXE SÃO DESTAQUES DO NOVO EPISÓDIO DE ‘PAPO DE FOGÃO RAIZ’

| |

Pescador que aprendeu a cozinhar, Edson Ferreira Machado é o famoso “Seu” Pernambuco, autoridade da culinária praieira no Canto do Mangue há mais de 60 anos. No espaço público onde atracam as embarcações de pesca à beira do rio Potengi, ele comanda o Bar do Pernambuco, famoso pelo preparo de variados pescados e iguarias do mar. Nascido há 94 anos em Goiana, zona litorânea pernambucana, o cozinheiro traz no sangue as histórias e o conhecimento de seu ofício.

É desse reduto que parte o segundo episódio da temporada "Papo de Fogão Raiz - Feiras Livres, Mercados e Ruas'', que vai ao ar neste neste final de semana. O programa é exibido pelo canal do Youtube do Papo de Fogão, aos sábados na Band Nordeste: Alagoas (7h) e Maranhão (10h30); pela TV Correio/Record da Paraíba (13h30) e aos domingos na TV Tropical do RN (10h).


No Bar do Pernambuco a variedade de peixes é o destaque. Lá são preparados pescados inteiros ou as postas de peixe fritas no azeite de dendê, caldos, ovas, pirão, tapiocas com ginga e outras iguarias. A receita escolhida foi preparada pelo cozinheiro auxiliar Paulo Duarte: A Ova de Dourado frita no dendê. “O Seu Pernambuco é dono do bar mais antigo de Natal em funcionamento. É muita história, além do conhecimento do entrevistado sobre a variedade de pescados que ele prepara. Esse prato que escolhemos para o episódio é uma verdadeira iguaria”, destaca Fernando Amaral.

Do Bar de Pernambuco o programa atravessa a rua até o Mercado do Peixe, espaço municipal inaugurado em 2007 também nas Rocas. Dentre os 22 boxes e a praça da alimentação, a primeira parada é no JC Frutos do Mar, um dos locais favoritos do apresentador Fernando Amaral. O proprietário do comércio, o ‘Seu’ Carlos, faleceu no início de fevereiro de 2021 e o programa prestou uma homenagem a ele. A visita segue pelo Mercado do Peixe e a segunda parada é no Tempero da Cacá, para conversar com a cozinheira Erineide Melo, enquanto ela prepara a famosa Cioba Inteira Frita, acompanhada com o pirão.


“Papo de Fogão Raiz - Feiras Livres, Mercados e Ruas” é patrocinado pela Prefeitura de Natal através do Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal e DNA Center. Ao todo são dez programas, um a cada mês, onde o espectador conhece a história de cada cozinheiro convidado e os pratos que ele prepara há vários anos nesses ambientes populares da capital.

A partir de uma grande pesquisa nos locais, a temporada revela a gastronomia popular e seus fazedores, cozinheiras e cozinheiros que estão estão espalhados pela cidade preparando comida como se fazia antigamente. De métodos simples, essa cozinha traz a força nos temperos. É uma comida carregada de histórias sobre o povo de um lugar.

Os programas visitam as principais feiras e mercados de Natal. Estão mapeados o Mercado da Seis, Mercado das Quintas, Mercado do Peixe, Mercado de Petrópolis e as feiras do Alecrim, Quintas, São José e Rocas. Também foram inseridos, no quesito ruas, os comerciantes do Beco da Lama e adjacências.

Papo de Fogão Raiz 2021
"Papo de Fogão Raiz - Feiras Livres, Mercados e Ruas"
2ª episódio, sábado (28) pelo canal do Youtube do Papo de Fogão e Tv aberta.
Band Nordeste aos sábados: Alagoas (7h) e Maranhão (10h30);
TV Correio/Record da Paraíba (13h30) e aos domingos na TV Tropical do RN (10h).