20 agosto 2021

Blitz: operação apreende arma e suspeitos, recupera motocicleta tomada de assalto e ainda flagra motorista alcoolizado


O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), por meio da Operação Lei Seca, realizou nesta quinta-feira (19), uma blitz de rotina para averiguação de veículos e condutores conseguindo recuperar uma motocicleta que havia sido tomada de assalto minutos antes no bairro Bom Pastor, zona Oeste de Natal. A blitz foi armada na frente do pátio do Detran, localizado na avenida Capitão-mor Gouveia.

Além da recuperação da moto, a operação conseguiu pegar dois suspeitos do roubo e apreender uma arma de fabricação caseira que estava em poder dos menores envolvidos na ação.

Os menores apreendidos foram conduzidos à Delegacia Especial de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA), onde foi registrada a apreensão com base no ato infracional análogo ao crime de roubo de veículo. A motocicleta recuperada foi devolvida ao legítimo proprietário.

Outro flagrante foi realizado com a prisão de um motorista que estava dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. Nesse caso, o condutor ao perceber a blitz, chegou a abandonar o veículo em frente ao portão do pátio do Detran e saiu em fuga, porém a equipe da Lei Seca fez a perseguição e conseguiu deter o motorista já próximo ao KM6. Os policiais realizaram o teste do bafômetro e constataram a alcoolemia do condutor, sendo o mesmo preso e conduzido à Delegacia com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que atesta como crime de trânsito o índice alcoólico a partir de 0,34 mg/l.

As blitzen de fiscalização de rotina estão mais atuantes com a utilização de fiscalização móvel e de ações simultâneas, o que possibilita uma abrangência da circunferência do campo fiscalizado e impõe mais precisão nas intervenções. Atualmente, além de promover ações para coibir motoristas que dirigem sob efeito do álcool, a operação também realiza policiamento ostensivo nas regiões em que atua.