07 agosto 2021

Ceará terá quarentena obrigatória para passageiros identificados com Covid-19


O Ceará terá um período de quarentena obrigatório para passageiros identificados com Covid-19 no aeroporto de Fortaleza. Conforme decreto publicado neste sábado (07), em cada voo proveniente de outro estado ou país, serão testados 20% dos passageiros.

"Como forma de conter o ingresso de novas variantes da Covid-19 no Estado do Ceará, equipe a Secretaria da Saúde procederá à testagem de 20%, por voo, dos passageiros provenientes de outros estados do país, conforme o decreto.

Em caso de confirmação, o passageiro deverá "manter-se em quarentena obrigatória, cabendo-lhe prontamente procurar uma unidade de saúde para orientações".

A pessoa poderá deixar a quarentena "após decorrido o prazo definido pela equipe da saúde ou mediante a apresentação de laudo médico liberatório". O descumprimento "sujeitará o autor à responsabilização criminal cabível", conforme o documento.

As medidas foram determinadas após a chegada da variante delta do coronavírus ao Ceará, que tem maior taxa de transmissão e põe em risco uma nova onda da pandemia. Quinze casos da nova cepa foram confirmados no estado.

O Governo do Ceará recomendou que pessoas que viajaram junto com outras contaminadas pela variante delta do coronavírus, façam isolamento para evitar transmissão da nova cepa no estado.

Em decreto publicado neste sábado (07), há também recomendação para que as pessoas que viajam a outros estados realizem, em até 72h antes do voo, exame de antígeno ou RT-PCR ou, caso contrário, façam o teste com equipe da saúde na chegada ao Aeroporto Internacional de Fortaleza.

Com informações de: g1