10 agosto 2021

Chefe de pesquisa da CoronaVac, Ricardo Palacios pede demissão do Butantan


O médico e diretor de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, pediu demissão nesta segunda-feira (09), do laboratório paulista após uma “reestruturação” anunciada pela direção. O desligamento, anunciado pelo Butantan, foi confirmado pelo UOL com o pesquisador.

Segundo o instituto, “houve uma reestruturação na área de ensaios clínicos. Diante disso, o então diretor, Ricardo Palacios, pediu afastamento do cargo”.

O laboratório não deu detalhes sobre a reestruturação e disse que ainda não há decisão sobre quem será o substituto do cientista porque a área de pesquisa clínica será “redesenhada” para um novo formato.

Palacios foi o responsável por chefiar e conduzir os testes e pesquisas clínicas das vacinas contra a covid-19 CoronaVac e Butanvac. Em entrevista ao UOL em abril, Palácios também contou que estava dirigindo os ensaios clínicos de uma vacina contra a dengue.

O médico trabalhava no Instituto Butantan desde 2011, quando entrou no laboratório paulista para ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra o H1N1.

Colombiano, ele estudou medicina na Universidad Nacional de Colombia em 1995. Veio para o Brasil em 2002 para dar sequência aos trabalhos como pesquisador na Universidade Federal de São Paulo. No país, também fez especializações na área biomédica na USP (Universidade de São Paulo).

Com informações de: blogdobg