19 agosto 2021

Consciência ambiental: Óleo de cozinha usado não deve ser jogado no ralo, veja pontos de coleta


Quando o coração tem o fluxo de bombeamento de sangue obstruído ocorre o que chamamos de infarto. Um processo parecido ocorre quando o óleo de cozinha usado é despejado indevidamente pelo ralo de cozinha, nas tubulações de esgoto domésticas, em direção à rede de coleta de esgotos da Caern. Mas por que?

Ao chegar às redes de esgoto, o óleo vai endurecendo como uma espécie de cola e posteriormente uma crosta que, de quebra, ainda retém qualquer lixo sólido que aparecer em seu caminho, como é o caso de restos de comida, etc. Em outras palavras, o óleo cria uma película dentro das tubulações que, com o passar do tempo, endurece e cria obstruções para a passagem de água servida. Essas obstruções podem causar extravasamento de esgoto, além de prejudicar o trabalho realizado nas estações de tratamento de esgotos (ETEs) da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

SOLUÇÃO

O que fazer então com o óleo que não tem mais uso? Para evitar que o óleo chegue à rede coletora de esgoto é necessário que as residências possuam uma caixa de gordura, onde o óleo será depositado e que deverá ser limpa periodicamente. Mesmo com a caixa de gordura, é recomendável que o óleo, após ser utilizado, não seja despejado na pia. O ideal é que ele seja armazenado em um recipiente para ser entregue em algum posto de coleta da cidade. Outra solução seria a reciclagem, visto que o óleo poder ser utilizado para a fabricação de sabão em barra, glicerina, resina de tinta, detergente, ração animal e biodiesel.

PARCEIROS

As ações de coleta adequada de óleo são de responsabilidade da gestão de cada Município, porém, a Caern possui parceiros em Natal que recebem esse material, que é encaminhado para reutilização por cooperativas, como é o caso da produção de sabão ecológico. A Campanha “Não Descarte Óleo na Rede de Esgotos” nasceu em 2019 para intensificar a divulgação dos malefícios do descarte incorreto do óleo de cozinha. O armazenamento pode ser feito em recipientes usados de plástico, como garrafas pet de refrigerante ou de material de limpeza.

ESGOTAMENTO LEGAL

O projeto Esgotamento Legal da Caern realiza ações e atividades educativas e atrações socioambientais visando conscientizar a população sobre o uso adequado da rede de esgotamento sanitário em Natal, incluindo parcerias para descarte adequado de óleo de cozinha usado. Durante a pandemia, com o isolamento social, foi criado um whatsapp para envio do material socioeducativo. Para receber o material gratuitamente basta salvar o número (84) 8138-9229 e dar um Oi. Quer tornar seu estabelecimento um ponto de coleta de óleo usado? Entre em contato com o projeto pelo fone 3232-4143. O programa Esgotamento Legal faz parte da obra do Sistema de Esgotamento Sanitário de Natal.

PONTOS DE COLETA EM NATAL

ZONA SUL

• Conselho Comunitário dos Moradores de Potilândia - Rua da Esmeralda, 466, Conjunto Potilândia

• Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (CREA) - Avenida Senador Salgado Filho, 1840.

ZONA NORTE

• Loja Mar e Art - Clube de Mães Maria Lourdes Ferreira, Lagoa Azul, Rua do Pastoril, 498

• Associação dos Idosos Julieta Barros, Avenida Dr. João Medeiros Filho, 3130, Potengi

• Centro Social Cultural dos Moradores do Loteamento Jardim Progresso, Rua Industrial, 219.

• Fundação Fé e Alegria - Rua Tijuana, 472, Lagoa Azul