17 agosto 2021

Cosern desativa “gatos” de energia em Pipa, Tibau e Caicó


Equipes técnicas da Cosern, com apoio das polícias Civil e Militar, desativaram ligações clandestinas de energia (o popular “gato”) em pousadas na praia de Pipa, de Tibau, na Costa Branca, e num restaurante no Centro de Caicó na última sexta-feira (13).

Os estabelecimentos desviavam energia por meio de fraudes nos medidores. Nos casos de Caicó e de Tibau, os responsáveis pelas fraudes foram conduzidos pela polícia para prestar depoimento das delegacias dos respectivos municípios.

O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

“É muito importante que os potiguares saibam que todos nós pagamos pelo prejuízo causado pelos gatos de energia”, alerta o Superintendente de Relacionamento com Clientes da Cosern, Júlio Giraldi. “Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui no cálculo um percentual relativo a essas perdas”, complementa Júlio.

“A fraude é quando o consumidor já é cliente da Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado”, explica Gilmar Mikeias, Gerente de Recuperação da Receita da Cosern “Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica da Cosern sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora”.

Números do primeiro semestre

A Cosern recuperou 12,5 milhões de kWh de energia com as ações da “Operação Varredura” no primeiro semestre de 2021. Nesse período, foram realizadas 24.251 inspeções, identificadas 2.354 irregularidades (entre fraudes e defeitos na medição) e cinco pessoas foram presas pela polícia em todo estado.

Esse volume seria suficiente para abastecer, por um mês, um município do porte de São Gonçalo do Amarante, por exemplo, ou quase 82 mil unidades consumidoras. 

Entre os casos de maior repercussão no primeiro semestre, técnicos da Cosern desativam 40 ligações clandestinas de energia na Ceasa, em Natal, em fevereiro, e autuaram pela segunda vez em menos de seis meses um parque de diversões que fazia uso de energia elétrica de forma clandestina em Parnamirim, em maio, colocando em risco a segurança dos frequentadores.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.