terça-feira, 3 de agosto de 2021

Defesa Civil de Natal treina atendentes do Ciosp para utilizar a Codificação Brasileira de Desastres

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A Defesa Civil Municipal iniciou nesta segunda-feira (02), um treinamento direcionado aos atendentes do serviço de emergência do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) com o objetivo de incluir no sistema de operação que tipifica as ocorrências do Ciosp a Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade) utilizada pela Defesa Civil de Natal. A capacitação vai habilitar todo o pessoal lotado no atendimento.

O treinamento compreende orientações que adotam o Cobrade, como também a apresentação do Plano de Contingencia da capital, que é o documento referencial para orientar as respostas de emergências que devem ser efetivadas pelas equipes responsáveis pelo gerenciamento de riscos de desastres na cidade e engloba não somente as ações tomadas pelos órgãos estatais, mas também o enfretamento conjunto, unindo voluntários e a população.

A capacitação está sendo conduzida pela engenheira chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, que explicou a importância de inserir os códigos de desastres no sistema do Ciosp como uma ferramenta que vai orientar melhor o atendimento à população, fazendo com que cada situação de emergência seja disponibilizado o efetivo e os equipamentos necessários a sanar aquele problema, evitando o deslocamento de socorro aquém ou mais do que a necessidade requer.

“Com a inclusão do Cobrade nos códigos de atendimento do Ciosp, os chamados para intervenção da Defesa Civil vão ser tipificados de acordo com a nossa linguagem, ou seja, se é um alagamento, uma inundação, um deslizamento de terra... e dessa maneira, em situação de chuvas intensas, por exemplo, as equipes serão direcionadas de acordo com cada situação”, comentou Fernanda Jucá.

O treinamento realizado pela Defesa Civil Municipal de Natal segue com novas turmas de atendentes nesta terça-feira (03).