31 agosto 2021

Empréstimo que seria para construção de centro administrativo será investido no desenvolvimento econômico e restruturação de Macaíba


Investir nas reais necessidades do povo macaibense. Pensando nisso, a gestão Emídio Jr. enviou na última terça (24/08), para apreciação da Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 07/2021, que dispõe sobre autorização para o Poder Executivo contratar operação de crédito de até 25 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF), destinada à realização de obras de infraestrutura urbana, iluminação pública, construção de prédios públicos e aquisição de software moderno para melhoria da oferta dos serviços junto à população. O projeto foi aprovado na Câmara dos Vereadores, na sessão desta terça (31/08), por quinze votos a dois.

Trata-se do remanejamento dos recursos de um empréstimo pleiteado pela ex-gestão ao banco Caixa, com a finalidade de construir um novo Centro Administrativo, “uma nova Prefeitura”.

Observando as demandas urgentes do munícipio, a atual gestão decidiu que esses recursos irão ser utilizados com o intuito de desenvolver, de fato, o munícipio.

A administração pretende investir o capital na criação de novas áreas industriais, sendo um terceiro distrito industrial nas margens do acesso sul ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, e quatro subdistritos estrategicamente posicionados em localidades polos como os distritos de Canabrava, Mangabeira, Traíras e Cajazeiras.

Outro grande investimento a ser feito com os recursos deste empréstimo será a implantação gradativa de lâmpadas do tipo light-emitting diode (LED) em toda a rede de iluminação pública do município, proporcionando mais segurança à população, reduzindo os custos com manutenção, possibilitando maior desempenho e durabilidade. Lâmpadas de LED permitem um menor consumo de energia em comparação às luminárias incandescentes ou fluorescentes. Além disso, possuem uma vida útil mais longa.

O gestor Emídio Jr. comentou que este projeto busca dar concretude no prosseguimento da política de incrementar uma administração pública responsável, atenta à realidade socioeconômica de Macaíba e engajada em atender às necessidades e demandas da população, garantindo assim a continuidade e qualidade dos serviços e das políticas públicas em andamento e em implantação, tudo com foco nos direitos e garantias dos cidadãos e absoluto respeito à dignidade da pessoa humana.

Também será adquirido um software de última geração para melhorar a arrecadação municipal, proporcionando mais agilidade e comunicação entre a Prefeitura e os contribuintes, através de um atendimento totalmente automatizado, buscando evitar injustiças na cobrança de tributos. A nova gestão irá abrir novas possibilidades de renegociação das dívidas ativas. Com todos esses investimentos, o município irá melhorar a arrecadação e, consequentemente, pagar o montante investido.