10 agosto 2021

Famosos que subiram Morro do Careca serão multados pelo Idema


O ex-BBB Guilherme Napolitano e o ex-Fazenda Cartolouco serão multados por subirem no Morro do Careca, em Ponto Negra, segundo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A dupla ainda não foi notificada pelo órgão, a multa pode chegar a até R$ 500 reais. Os famosos gravaram e compartilharam nas redes sociais um vídeo subindo o Morro do Careca, o local é considerado área de preservação ambiental permanente e tem o acesso proibido desde 1997.

A equipe de fiscalização do Idema afirmou que tem recebido denúncias de turistas subindo ao Morro do Careca, o órgão ambiental ressaltou que a subida é terminantemente proibida.

O Idema destacou que o Morro do Careca é uma importante área de preservação que abriga diversas espécies da fauna, flora da Mata Atlântica. Ao subir o Morro, são provocados diversos impactos ambientais como erosão e perda de sedimentos, rebaixamento da topografia, danos à paisagem e perda de vegetação lateral.

“O Idema promove ações de orientação, educação ambiental, coloca placas de sinalização e o cercamento. Além disso, a Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam) fiscaliza periodicamente a área, e mesmo assim, ainda vemos muito desrespeito", disse a assessora jurídica do Idema, Janaína Carvalho.

Com informações de: 98fmnatal