30 agosto 2021

Gestão macaibense busca parceria com Sesap para realização de cirurgias eletivas no Hospital Regional


Técnicos da Secretaria de Saúde de Macaíba se reuniram com a Secretaria de Estado de Saúde do RN (Sesap) para discutir sobre a realização de cirurgias eletivas no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho. Na ocasião, foi conversado, principalmente, acerca de cirurgias eletivas ginecológicas, como forma de se fazer uma parceria para o recebimento desse procedimento no hospital do município.

O Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho já possui o legado de leitos para Covid-19. O objetivo do encontro foi firmar um acordo para que ocorram essas cirurgias, adaptando a infraestrutura já existente e trazendo melhorias para a saúde da população.

Na reunião, ficou acertado que o Governo do Estado já está montando a equipe para que as cirurgias eletivas ginecológicas passem a ser realizadas no município, com previsão ainda para o ano de 2021.

O encontro contou com a presença de Roberta Guilhermina (secretária municipal de saúde), Anderson Quirino (secretário de administração), Bárbara Duarte (auditora), e da Dr. Maura Sobreira (secretária adjunta de saúde da Sesap), além de outros membros da equipe da Secretaria de Estado.

De acordo com Bárbara Duarte, trazer esse tipo de cirurgia para o Hospital Regional promove o fortalecimento na área da saúde local. "A partir do momento que você facilita isso dentro do território, além de economizar financeiramente com o deslocamento do paciente, você potencializa seu serviço de saúde", comenta. "É um ganho muito grande para a população de Macaíba. Você torna um serviço de saúde potencializado e o município tem muito a ganhar com isso", acrescenta.

Ainda segundo Bárbara, é do intuito da Secretaria de Saúde de Macaíba o acordo para a realização de outros tipos de cirurgias eletivas. "A nossa negociação é para que outras cirurgias eletivas de uma forma geral - como cirurgia de hérnia e vesícula - sejam feitas aqui para que o paciente não se desloque para outro município", fala a auditora.

Com a pandemia da Covid-19, as cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte (RN) foram suspensas em março de 2020. No entanto, em julho de 2021, a Sesap informou a retomada desses procedimentos cirúrgicos.

Policlínica

Herdados das antigas administrações, além dos déficits nas cirurgias eletivas, o município também possui dificuldades na realização de exames. No entanto, após investimento de mais de 2 milhões de reais da atual gestão da Prefeitura, a cidade vai passar a ter uma das mais modernas policlínicas do RN, localizada no conjunto Monte Líbano.

Com equipamentos de última geração, a policlínica vai realizar 17 tipos de procedimentos, incluindo ultrassonografia, cardiologia, ginecologia, oftalmologia, endoscopia e demais diagnósticos e exames de diversas especialidades médicas. Além disso, o local terá anexado um centro de reabilitação de pacientes. O investimento amplia o atendimento na área da saúde da cidade. Macaíba se tornará o primeiro município da Grande Natal a ter uma policlínica municipal.