segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Governo inaugura delegacia para investigar homicídios em Parnamirim

| |

A Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Parnamirim foi inaugurada nesta segunda-feira, 16. Ela é localizada no bairro Santos Reis e conta com efetivo de 9 policiais, sendo dois delegados, dois escrivães e cinco agentes. O prédio foi alugado pela prefeitura e totalmente reformado pelo Governo do Estado, que também forneceu a mobília, computadores e instalações de internet.

Desde o primeiro ano de gestão, em 2019, o Governo do Estado investe na construção, reforma ou ampliação de novas delegacias, ampliação no atendimento, criação de núcleos de policiamento e investigação, além dos concursos para a Polícia Civil, Itep e Corpo de Bombeiros. Hoje, o RN tem 1.366 homicídios a menos comparando com o mesmo período da gestão anterior.


Diante das estatísticas que mostram significativa melhora nos índices da segurança pública, Fátima Bezerra, ao lado do vice-governador Antenor Roberto, afirmou: "Isso acontece por que o Governo fez concurso público para contratar pessoas para o sistema de segurança, incorporou mais de mil policiais militares, policiais penais e bombeiros, reestruturou as carreiras, concedeu reajuste salarial que chegam a 44% de forma parcelada. Efetivou seis mil promoções, criamos o núcleo combate ao feminicídio, instalamos mais delegacias de defesa da mulher, o que fez com que nosso Estado seja um dos três que mais reduziu este tipo de violência no País. Temos equipe competente, comprometida, movida pelo espírito público e que atua de forma integrada".

A delegada-geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, informou que nos próximos meses, o Governo vai contratar policiais concursados e editar o decreto que reorganiza a instituição. "Por orientação da governadora, todo o sistema de segurança atua de forma integrada para reduzir a criminalidade como as estatísticas mostram desde 2019.", afirmou, para acrescentar: "A inauguração desta DHPP é ato e prova concreta de compromisso com a segurança".

"Parnamirim aguardava há muitos anos esta delegacia". A declaração é da vice-prefeita Kátia Pires, que parabenizou o Governo pela iniciativa e reforçou: "Somos parceiros. O Governo está de parabéns pela redução da criminalidade. Só temos a agradecer."

"Hoje, o RN está mais seguro", declarou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Francisco Araújo. 

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Ubaldo Fernandes reconheceu o acerto do Governo ao priorizar a segurança pública. "Na Assembleia Legislativa, temos recebido muitos projetos e mensagens para todos os setores segurança, e aprovamos."