16 agosto 2021

Guarda Municipal reforça patrulhamento em Ponta Negra focado na preservação do Morro do Careca


O aumento no número de pessoas durante os finais de semana na praia de Ponta Negra fez com que o Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) iniciasse patrulhamentos regulares na área do Morro do Careca. A missão tem como foco conscientizar os banhistas para a não subirem a área do Morro, que é proibido, como também inibir ocorrências de furtos e roubos na orla.

A medida preventiva determinada pelo Comando da GMN tem como base a observação de descumprimento da lei ambiental por parte de alguns banhistas, que insistem em subir o Morro do Careca. O morro desde 1997 passou a ser uma área de proteção ambiental, não sendo permitida a circulação de pessoas no local. A lei busca evitar a degradação da duna do Careca ocasionada pela erosão e deterioração da vegetação nativa devido o trânsito de pessoas.

O coordenador do Gaam, Isaac Cruz, explicou que o trabalho das guarnições consistem em fazer ponto base nas proximidades do Morro do Careca, agindo na visualização do trecho, não permitindo o tráfego de pessoas e orientando os turistas sobre a proibição que tem o objetivo de preservar um dos mais importantes cartões-postais da capital. “Estamos cumprindo a legislação que tem o objetivo de preserva esse patrimônio ambiental de Natal”, comentou.

Outro ponto alertado pelas guarnições da GMN é a importância dos comerciantes e ambulantes da orla agirem também informando e orientando os turistas, pois a preservação do Morro do Careca é um bem ambiental, social e econômico para o turismo da cidade. Os guardas municipais ainda agem na circulação a pé na faixa de areia de praia. As patrulhas observam a movimentação fazendo um policiamento preventivo nos locais mais frequentados por banhistas e com funcionamento de barracas e comércios.

A ação preventiva na Praia de Ponta Negra também conta com a utilização do sistema de câmeras de segurança monitorado por guardas municipais lotados no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Do local, quando os guardas visualizam movimentações suspeitas, roubos ou outros delitos acionam as guarnições da praia para atender a ocorrência. Denúncia de delitos na orla podem ser feitas pelo número 190 do Ciosp.