27 agosto 2021

Macaíba: Com apoio da gestão, 1ª Associação Municipal dos Criadores de Suínos é criada


Nesta quarta (25), foi criada a Associação Municipal dos Criadores de Suínos de Macaíba (AMACS). A assembleia foi realizada no Pax Club e contou com a participação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE) e teve a presença do secretário da pasta, Cícero Militão, além de 23 criadores de suínos do município. Na ocasião, foram eleitos como Diretor Presidente e Diretor Vice-Presidente da AMACS, Marcos de Oliveira Soares e Adilson Batista de Melo, respectivamente.

A AMACS tem como objetivo organizar o setor em questão que é bastante produtivo e que contribui com a economia local e das famílias da cidade. "Somamos força para organizar o setor produtivo da suinocultura no município de Macaíba, e este dia demarcou o que nenhum governo buscou fazer para organizar essa atividade tão importante", comemora o secretário da pasta, que coordenou a mesa da assembleia.

"A importância da criação da AMACS é fundamental para representar os criadores de suínos juridicamente e socialmente, organizando o setor e propiciando a melhoria ao longo de todo o processo de criação que envolve e necessita da compra subsidiada de ração e medicamentos, além de melhoria nas instalações, abate e comercialização da carne. Isso, firmando a parceria com a SEMAPE através do Programa: "Aqui tem Suinocultura Legal", além de fortalecer a busca pela construtora do abatedouro público municipal", comenta Cícero Militão.

O "Aqui tem Suinocultura Legal" visa acompanhar os criadores na definição do local e montagem da pocilga, sanidade dos animais, alimentação, substituição das fossas poluentes por fossas com menos impacto ao meio ambiente, acompanhamento para o abate e comercialização dos animais e da carne na feira livre e no mercado da cidade.

A Associação buscará estimular a capacitação e formação dos criadores possibilitando que estes adquiram informações técnicas para lidar com a atividade. Na próxima semana, no Pax Club, será realizada a cerimônia oficial para posse dos eleitos com a presença do prefeito Emídio Júnior e demais autoridades, além de entidades a nível local e de estado.