31 agosto 2021

PF prende acusado de fazer compras pagando com dinheiro falso


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (31), em Natal, a Operação Aleaquim, com intuito de prender um homem investigado por fazer circular moeda falsa através de compras efetuadas on line. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão, expedidos pela 14ª Vara Federal do RN.

A investigação teve início tomando por base o período de 12/07 a 07/08/2021, quando o suspeito realizou pelo menos três transações comerciais que importaram em R$ 3.200, pagas com cédulas falsificadas, as quais foram apreendidas pela PF após terem sido apresentadas pelas vítimas.

O homem escolhia vítimas em uma plataforma de comércio digital demonstrando interesse na compra de aparelhos celulares, sendo os encontros marcados no interior de igrejas, o que passava “credibilidade e segurança” para as pessoas. Além disso, as transações eram sempre feitas à noite e com rapidez, o que acabava dificultando o imediato reconhecimento das cédulas falsas.

No local da busca, onde foi preso, o envolvido teve apreendido um celular utilizado nas negociações, um simulacro de arma de fogo do tipo pistola, além de outros materiais que serão úteis para investigação.

O suspeito responderá pelo crime de introduzir moeda falsa em circulação, que prevê punição com pena de reclusão de três a doze anos, além de multa.