31 agosto 2021

Prefeitura de Macaíba investe na qualidade da merenda escolar


Com o início das aulas no formato híbrido em Macaíba, a atenção com a qualidade da merenda escolar se tornou prioridade para a nova gestão municipal. O novo cardápio da merenda escolar prioriza a qualidade alimentar, com alimentos saudáveis e refeições com gostinho de comida caseira.

Esse novo menu da merenda escolar foi preparado especialmente para proporcionar aos alunos uma refeição com mais qualidade nutricional. "A proposta da nova gestão é priorizar uma alimentação mais saudável, priorizando alimentos como arroz, feijão, cuscuz, arroz-de-leite, carne bovina e frango. Nós estamos priorizando as preparações caseiras e evitando lanches rápidos, como biscoito e achocolatado", explicou Débora Valesca, nutricionista da Casa da Merenda.

A inserção de frutas, verduras e legumes no novo cardápio escolar também vai ajudar a trazer suporte nutricional para os alunos. "Implementamos também o uso de temperos naturais como: cebola, alho, coentro, pimentão. E excluímos temperos artificiais como 'tempero completo' e similares, nocivos à saúde humana", comentou a nutricionista.

Com essas mudanças, as merendeiras escolares têm sido orientadas para o cumprimento do cardápio definido pela Casa da Merenda, fixado nas escolas como recomendação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O novo cardápio também segue critérios como faixa etária, necessidades específicas dos alunos (alergias, diabetes ou qualquer outra condição específica) e período que o aluno passa na escola, parcial ou integral. Essas melhorias na merenda vão auxiliar no desenvolvimento educacional dos alunos, "alunos bem alimentados vão render mais nas atividades escolares", concluiu Débora.