10 agosto 2021

Reversão de leitos Covid: 3ª Região de Saúde contará com 10 leitos de UTI Geral


A rede pública hospitalar do Rio Grande do Norte segue se estruturando para atender de forma mais qualificada a demanda de pacientes que necessitam de terapia intensiva. Através da reversão de leitos antes destinados a pacientes com Covid-19 e que agora passarão a atender todos os públicos, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está entregando mais dez leitos de UTI Geral.

A reversão dos leitos segue conforme planejamento seguido pela Sesap, alcançando nesse momento o Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba. A unidade na Região Metropolitana passa a contar com 10 leitos de UTI Geral, consolidando-se como referência para urgências e emergências que atende mais de 20 municípios da 3ª Região de Saúde e para realização de partos de risco habitual.

A ampliação da rede de assistência à saúde em todo o estado, já é uma realidade e se torna possível com a redução no quadro pandêmico e evolução da vacinação no RN, deixando para a população um importante legado em estrutura hospitalar.

A reversão dos leitos tem sido feita de forma planejada e responsável, de modo a garantir leitos para atendimento à Covid-19 em todas as regiões do estado, além do monitoramento diário da taxa de ocupação de leitos, que vem se mantendo abaixo dos 40% no RN.

Reversão de leitos

A Sesap retomou o processo de reversão de leitos no mês de julho. Desde então, 65 leitos que atendiam pacientes com Covid-19 passaram a ser de UTI Geral. O quadro se dá por conta da diminuição da solicitação por leitos para tratar da Covid-19. Além de Macaíba, hospitais em Natal, Mossoró e Caicó já passaram por transformação. Durante o pico da pandemia, mais de 880 leitos Covid entre críticos e clínicos, estiveram destinados ao atendimento de pacientes com a Covid-19 no RN. Atualmente são 646 leitos destinados ao tratamento da doença.