14 agosto 2021

RN recebe 95 mil doses de vacinas neste sábado (14)



A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebe neste sábado (14), mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19. O primeiro carregamento chegou pouco antes do meio-dia, com 35.650 doses da Coronavac/Butantan. O lote é dividido por igual entre primeira e segunda doses, ampliando as faixas etárias atendidas na campanha de vacinação e garantindo a imunização dos potiguares.

À tarde, a Sesap receberá mais 59.670 doses, dessa vez da Pfizer. O carregamento é todo para a primeira dose, totalizando 95.320 doses processadas nesse sábado. Para a governadora Fátima Bezerra, o estado avança cada vez mais o processo de imunização.

“Quero dizer de minha alegria com a chegada de um novo lote de vacinas para que possamos avançar na cobertura vacinal da população. Se não houver falhas no cronograma de entrega do Ministério da Saúde, em setembro estaremos vacinando os jovens de 12 a 17 anos. Daí a minha convocação, o meu apelo, para que as pessoas não deixem de se vacinar. A vacina é o caminho para superar estes tempos difíceis", disse a governadora ao participar de uma entrevista neste sábado a uma emissora de rádio de Caicó.

Fátima citou os números do último boletim emitido pelo Comitê Científico, segundo o qual, 86,8% dos municípios, representando 91,5% da população do RN, estão em situação de baixo risco de recrudescimento da doença. No final de junho, essa taxa era de apenas 19%. "Isso é gestão, trabalho, dedicação, espírito público. Meu aplauso aos profissionais da saúde pelo zelo, pela dedicação, pelo quanto lutaram para salvar vidas. Vocês merecem ser homenageados sempre.”

Até o fim da manhã deste sábado, a plataforma RN+ Vacina registrava 2.525.057 doses aplicadas em todo o estado.

Distribuição

Também neste dia 14, a Sesap, com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, distribui 77.384 doses para iniciar a imunização nos municípios do Rio Grande do Norte.

O lote é dividido entre vacinas da Pfizer (55.074) e Coronavac/Butantan (22.310) e sai da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) às 13h.

Ainda dentro dos próximos dias, novos lotes de vacina devem chegar ao RN. De acordo com a sinalização do Ministério da Saúde, são 81.760 doses, divididas entre 32.760 unidades da Pfizer e 49 mil da Astrazeneca/Fiocruz.

Vídeos: Paulo Nascimento