15 agosto 2021

Saúde animal: Natal antecipa campanha de vacinação antirrábica para esta segunda-feira (16)


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) inicia, nesta segunda-feira (16), a vacinação antirrábica para cães e gatos de Natal. Em 2021, a campanha foi antecipada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) devido à incidência do vírus rábico em morcegos encontrados em algumas regiões da capital, por isso o formato da vacinação também terá alteração. Será realizada porta a porta inicialmente nos bairros de Ponta Negra, Alecrim, Cidade da Esperança, Pajuçara e Potengi; seguida de ampliação para os demais bairros da cidade com pontos fixos de aplicação.

No primeiro momento, durante o mês de agosto, a campanha estará voltada para os bairros prioritários, atendendo as áreas consideradas de risco que foram previamente monitoradas pelo Zoonoses e contam com um expressivo número de animais. A Campanha segue até 12 de novembro, sendo o dia 02 de outubro a previsão para o 'Dia D', para que a população possa levar os animais para a vacinação.​ Tutores que tenham​ a partir de 05 animais e condomínio residenciais também poderão agendar a vacinação domiciliar através dos telefones 3232-8235 e 3232-8237.

"Essa medida foi adotada como uma alternativa de diminuição dos riscos de contágio e disseminação do vírus rábico em animais domésticos, consequentemente contribuindo para a proteção e segurança de seus tutores. Vale salientar que até o momento, no município de Natal, o vírus da Raiva somente foi identificado em Quirópteros (morcegos) no total de 09 casos confirmados pelo Laboratório Central (Lacen)", comenta Vaneska Gadelha, chefe do CCZ Natal.