03 agosto 2021

Semdes e TV Câmara Natal realizam série de 4 debates em alusão ao Agosto Lilás



A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) em parceria com a TV Câmara Natal exibirá uma série de quatro debates transmitidos pela TV abordando o tema do Agosto Lilás, que é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A mediação do programa será feita pela secretária da Semdes, Sheila Freitas, que vai receber lideranças e militantes nas causas de luta pelos direitos femininos e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O primeiro programa discutirá “O papel do legislativo sobre as leis criadas a favor da mulher”, que será exibido na próxima quinta-feira (05), às 14h, na TV Câmara Natal. Os próximos debates terão como pauta “O fortalecimento jurisdicional do Agosto Lilás” (dia 12); o “Pioneirismo e proteção da mulher” (dia 19), ambos às 14h; e por fim, “O papel da Patrulha Maria da Penha na proteção da mulher”, no dia 25, às 21h.

“É importante esse espaço que a TV Câmara nos cedeu para trabalharmos o Agosto Lilás com todas as mulheres potiguares. É preciso que todas saibam que existe uma rede de proteção capaz de prestar a assistência que elas precisam para se defender de violências. Dito isso, a expectativa é de construirmos conhecimentos de forma coletiva para alcançarmos mais direitos para as mulheres”, declarou a secretária.

A parceria Semdes e TV Câmara Natal pretende ampliar as atividades de mobilização em defesa das vítimas de violência doméstica. O Agosto Lilás é uma campanha que foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que neste ano completa 15 anos. Um dos objetivos do Agosto Lilás é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar às mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.